29/07/2005

Pocket-size post

Bom fim-de-semana!

Everybody's changing...

...and I don't feel the same.

Londres. Que saudades :)

Prato do dia



Num belo dia, algures num restaurante duma terra de horizonte e mar...

Cliente: Boas tardes, eram as sardinhas à descrição, sáxabori.

Empregado: Ora portantos, é p'ra já. Fique vosselência sabendo que "As sardinhas são peixes da família Clupeidae. Geralmente de pequenas dimensões (10-15 cm de comprimento), caracterizam-se por possuírem apenas uma barbatana dorsal sem espinhos, ausência de espinhos na barbatana anal, caudal bifurcada e boca sem dentes e de maxila curta, com as escamas ventrais em forma de escudo. São peixes pelágicos que formam frequentemente grandes cardumes e alimentam importantes pescarias." Obrigada e boas tardes, são 40 Euros.

28/07/2005

Às vezes

é bom não conseguir perceber tudo :)
Nodreix els teus sentits
d'aquests ulls foscos
que et desvetllen la pell,
assaboreix la llum,
la salabror del Sol damunt els llavis;
tasta la fruita,
vesteix-te amb els colors del bosc,
acull el vent entre les mans
i l'enigma dels astres,
dibuixa els llargs cabells del mar,
camina el temps
amb la mirada oberta.


Carles Duarte, poeta e linguista catalão

27/07/2005

Copy Paste

Ou de como o Ctrl+C e o Ctrl+V deviam ser comandos integrados em quase tudo. Seria aí que copiaria uma quantidade massiva de açúcar para colar em tudo o que me apetecesse, pessoas, coisas, sítios.

Nas alturas em que não se passa nada, era útil para a d o ç a r o d i a :)

25/07/2005

Há com creme ou sem creme!

Ah, que descanso :) já me tinha esquecido de como era bom não fazer quase nada, a não ser ir à praia, estar estendida ao sol, espalhar camadas generosíssimas de protector, nadar e... pouco mais. Agora, estou mais uma vez de volta até às próximas férias, desta vez “grandes”, que felizmente serão em breve ;)

Mas não pensem que tudo foi deleite: também trabalhei árdua e afincadamente para a rubrica “...do mundo”. Tudo para vos poder agora transmitir, em primeiríssima mão e num exclusivo interplanetário deste blog, que a bola de berlim do nosso caro sul do país é nada mais, nada menos do que a melhor do mundo.

O pregão começa a ouvir-se ao longe; “...liberlim!”, “olhás boas bolinhas!”, “olhás quentinhas, acabaram de chegar”, o famoso “há com creme ou sem creme”, etc. É aí que entra a forte componente matemático-filosófica das férias: queremos prescindir de um banho em breve em prol de uma bola? Quanto tempo demorará a digestão da bola até podermos tomar banho? A dúvida existencial “bola ou banho” é prontamente resolvida e mediante essa decisão crucial, a nossa vida na praia adquire um sentido.

Descobri também que uma das melhores e mais eficazes formas de tortura desumana é a privação da bola de berlim. Estamos tão convencidos de que para ir à praia basta o sol, um bikini/..., a toalha e o protector, que corremos o risco de esquecer a componente material necessária para aceder à bola de berlim. Candidatamo-nos então à insanidade por ouvirmos o pregão e sentirmos aquele cheirinho a açúcar e canela com um leve toque de fritura sem podermos saborear a origem.

Mais palavras para quê? Era uma com creme para comer já, sáxabori.

E para quem quiser tentar a sorte:
uma receita de bolas de berlim

15/07/2005

Férias!

Por mais que o trânsito e a confusão se transfiram para as estradas que vão dar às praias, por mais que os restaurantes estejam a abarrotar, por mais calor ou frio ou nevoeiro que faça, por mais que nos cansemos de não fazer nada (na teoria, isto é possível, segundo dizem) ou de fazer coisas a mais, por mais escaldões que apanhemos ou dores de pernas de tanto andar, as férias têm uma dimensão divina e mística para todos, em especial para quem trabalha.

Por isso nesta época-de-gozo-de-férias que se inicia, ficam os meus votos de boas férias para todos :)

Durante a próxima semana, tenciono passar os meus dias ao sol a ouvir o mar, a ler alguns dos livros que tenho em lista de espera e a vegetar em geral e em particular.

Até à volta!

A nova dimensão da perseguição: o telemóvel

Ou a aplicação real e obsessiva do mote “não vá, telefone”.

Todos sabemos que praticamente toda a gente em Portugal tem telemóvel. Por isso, andamos sempre todos dependentes do telemóvel para tudo: dou-te um toque quando chegar, manda-me uma mensagem quando saíres, liga-me quando chegares, dá-me um toque se quiseres uma bola de berlim e dois se quiseres um milfolhas, enfim. Acordamos com o despertador do telemóvel, a nossa memória está dependente dos lembretes, da agenda, das notas, da capacidade do cartão de memória...Até spam para telemóvel já há, há mensagens em cadeia com a temível ameaça “envie já a 347 pessoas, senão terá 27 anos de azar no amor”, há vírus transmitidos via Bluetooth, há 1 nov lgg p falar q temux d percebr ...não nos falta nada. Com tudo o que de bom e mau isto tudo acarreta.

De bom, estamos sempre em contacto com toda a gente. De mau, precisamente o mesmo, com a agravante particularmente irritante de perdermos muito tempo a falar ao telemóvel *acerca* do próprio telemóvel:

“Estou? Estás bem? Liguei-te já 7 vezes e não atendeste...que se passa?”
“...”
“Como, não ouviste?! Ah, estava sem som e estavas no banho. Mas liguei-te 7 vezes, parece impossível! Foram mais de três minutos a marcar e remarcar. E já liguei prá tua mãe e prá tua tia a ver se estavas lá e tudo.”
“...”
“Só sei que liguei 7 vezes, tinhas rede e fartou-se de chamar, chamar, eu aqui a ralar-me, ia sempre para a caixa postal...estava a ver que te tinha acontecido alguma coisa ou que te tinham roubado o telemóvel. Pronto, também era só para saber se estava tudo bem, então xau, ligo-te mais logo.”
“...”*

O telemóvel está a tornar-se uma droga dura altamente viciante. Quem é que nunca perdeu as estribeiras por se ter esquecido do telemóvel?

*conversa ouvida por mim, mas simplificada.

14/07/2005

Silêncio

Quando se faz uma homenagem a alguma coisa, tornou-se costume cumprirem-se um ou mais minutos de silêncio a uma determinada hora.

É o reconhecimento universal de que em algumas alturas, o melhor é mesmo estar calado?

13/07/2005

Voltei, voltei...

Fui só ali fazer anos num instantinho e já vim.

Devo confessar que já me sinto muito mais sábia!

Ou isso, ou estou a perder (ou a encontrar, quem sabe?) a sanidade.

08/07/2005

Donde estou

Vejo um céu que sei que está azul, mas que está totalmente encoberto pelo cinzento alaranjado dos incêndios.

Só donde estou, vejo 4 focos de grandes incêndios diferentes com um fumo tão escuro, mesmo escuro...

Enquanto isso, os carrinhos antiguinhos do menino riozinho já andam nas corridinhas, vrum, vrum, que girinhos e fôfinhos.

Há dias em que as melhores coisas não se vêem, ouvem-se e cheiram-se... valha-nos o prato do dia servido pelo Matthew Herbert na casa da música :) e bom fim-de-semana!

07/07/2005

Resiliência

do Lat. resilientia, resilire, recusar, voltar atrás
s. f., Mecân.,
capacidade de resistência ao choque de um material, definida e medida pela energia absorvida pela ruptura de uma amostra de secção unitária desse material;
energia necessária por unidade de volume para deformar um corpo elástico até ao seu limite de elasticidade.


A propósito, não posso deixar de recomendar a leitura deste post do --lost--in--translation.

Não há palavras...

...para qualificar mais este atentado.

Decididamente, e além de destruir quase tudo o que a rodeia, a humanidade auto-destrói-se.

Em dias como este, é mais difícil lutar contra o pessimismo.

04/07/2005

Sem rádio

Por impedimentos tecnológicos avançados*, não posso ouvir rádio no meu bólide branco. Dado o silêncio da viagem, vejo-me obrigada a alegrar a minha viagem tentando entoar qualquer música, mas...cheguei à conclusão de que nunca me consigo lembrar de músicas boas para cantar, que venham à mente na altura certa.

De repente, dou por mim a trautear uma qualquer música brasileira de um carro que passe com ela em altos berros, a repetir a última música que ouvi sem me conseguir lembrar de outra...mesmo que não conheça bem as músicas, uma simples frase que ouça é suficiente para me entreter durante algum tempo, até deixar de me poder ouvir a mim própria. Tal qual como uma playlist repetida até à exaustão – com a agravante de que não tendo eu uma singlist fixa, há longos momentos de silêncio meditativo. Por outro lado, descobri o poder de improvisação proporcionado pelo medley ou pela remistura e fusão de várias músicas.

Acho que sou viciada em rádio no carro. Volta, chocolateirazinha que propaga ondas, até te perdoo os maus contactos.

*código perdido

01/07/2005

A técnica

Por motivos de ordem técnica, a reportagem da cerimónia de chá ainda não será hoje :) Além disso, achei que seria chique utilizar a expressão “por motivos de ordem técnica”.

No fundo, vinha só desejar-vos um bom fim-de-semana, sem motivos de ordem técnica a atrapalhar!