29/12/2008

Adeus, 2008!

Foste um bom ano e só espero o melhor do teu irmãozinho mais velho, 2009.

Boas entradas a todos e até breve! :)

26/12/2008

Das resoluções

Este ano, resolvi fazer resoluções. Ver até que ponto me consigo comprometer com objectivos concretos. Isto se entretanto não decidir que a minha resolução é acabar com as resoluções mesmo antes de começar com elas :)

23/12/2008

Ponto de caramelo


O açúcar areento volta a derreter e toma a cor de caramelo.

Os pontos perfeitos, todos os dias. Numa época com tanto açúcar, como é esta, está na hora de apostar em fazermos os pontos mais perfeitos do que nunca: estar com quem gostamos de estar só porque sim; tentar fazer da pior situação motivo para melhorar e aprender; aproveitar quase duas horas de conversa para o outro lado do oceano para falarmos de tudo e mais alguma coisa, ou de nada em especial, com alguém de quem gostamos muito; fazer doces mesmo sabendo que podem correr mal; arriscar mais e queixarmo-nos menos; não deixar de pensar que o que correu mal há-de correr melhor, por mais batido que isso seja de se dizer.

Bom Natal a todos :)

Ponto de areia


Quando a calda, depois de ferver, começa a secar e a depositar-se nas paredes do tacho.

21/12/2008

Ponto de estrada


Ao passar a colher no fundo do tacho, esta abre um sulco.

É oficial

Ainda não foi à segunda que a minha tentativa de fazer um doce resultou. Ou melhor, resultou em algo semelhante a uma rocha no interior de um frasco. Irei agora passar uns dias a lamentar o sucedido e quando já praticamente não me lembrar que falhei, vou tentar outra vez. É curioso que a minha grande vantagem e, simultaneamente, grande desvantagem culinária seja a minha memória prodigiosamente curta. Não me lembro por que motivo algo correu bem, mas facilmente me esqueço que correu mal.

17/12/2008

Missão: possível


Aha! A sucursal do Erro vai ser certamente uma pizzaria! O calzone também ficou bom, um pouco mais queimado e nada insuflado, snif snif, mas à segunda há-de sair muito melhor.

Quanto à árvore, cá está um pormenor da obra artesanal conjunta, a primeira árvore de Natal que faço em Lisboa (no ano passado não me dei ao trabalho):


Os planos que envolviam o mini-jardim vão ficar adiados para o bom tempo e para o ano. Os restantes foram todos cumpridos. Acho que vou declarar planos publicamente mais vezes, a ver se resulta sempre :)

12/12/2008

Planos

Sim, acho que faço demasiados planos. Não é coisa que consiga explicar. Se calhar por me achar preguiçosa, faço planos a mais para ver se consigo cumprir pelo menos alguns. Para este fim-de-semana, defini objectivos*, quanto a mim bastante realistas. Para não me baldar totalmente, registo-os aqui, publicamente:

1. Fazer a árvore de Natal (finalmente; e literalmente); para esta tarefa, já vi dezenas de imagens e tive algumas ideias, que já alterei completamente pelo menos uma meia dúzia de vezes;
2. Arrumar o quarto, que só não tem coisas desarrumadas desde 1987 porque eu ainda não morava cá; tarefa que inclui a abominável limpeza dos vidros, dado que gosto de ver quem passa sem parecer que tenho óculos fundo-de-garrafa, e dos sujos;
3. Duas estreias culinárias em uma: não só quero fazer massa de pizza, como quero transformá-la em calzone. Ah, artista!
4. Tratar do mini-jardim, que envolve tirar as ervas-daninhas e UM COGUMELO que lá cresce alegremente; podia pelo menos ser uma trufa para a poder vender e ficar rica com um simples fungo;
5. Esquecer de vez a fortuna que tive de pagar ao estado português, e que vim a descobrir que me permitiria pernoitar no Ritz de Paris com todos os luxos que isso envolve;

Coisa pouca, portanto. Bom fim-de-semana a todos!

*Todas estas tarefas contarão com a ajuda preciosa e absolutamente indispensável de alguém especializado em aturar-me; portanto se eu vencer a preguiça, o sucesso é garantido.

09/12/2008

Qual estrela, qual quê! Era um strobe!

Estamos cada vez mais próximos do Natal e todos os dias somos confrontados com símbolos da época. Há quem use estrelas luminosas, pais natais pendurados em todo o lado, enfim, toda uma parafernália de decorações natalícias variadas. Mas a verdade é que nem todos optam pelo tradicional; há arrojados indivíduos que, imbuídos de um espírito natalício ainda MAIOR que o dos outros, têm de demonstrar o quão natalícios são através de algo...MAIOR. Mais luminoso e vistoso. É por isso que o indivíduo (ou os indivíduos) responsáveis pela decoração natalícia da loja por baixo aqui de casa optaram por tentar obter o efeito mais próximo do da estrela que alegadamente guiou os reis magos até ao destino. E agora, perguntam vocês, o que pode ser mais luminoso do que uma estrela? E eu sei responder. Experimentem instalar não um, não dois, não três, não quatro, não cinco, mas sim inúmeros strobes (na realidade, tamanha luminosidade não me permite contá-los todos, mas sei que são mais de 5).

Sim, eu acho que vai resultar. Aguardo os reis magos a qualquer momento, a bater à porta. Depois se ouvirem dizer que eles foram avistados na capital portuguesa, não se admirem e não digam que não avisei.

06/12/2008

NÃO DIGAM A NINGUÉM, HÃ?

Mas este é um belo sítio para prendas de Natal literárias. Em Inglês, claro, mas com entregas à borla em grande parte do mundo, até se aprende num instante ali com um curso de quiosque, não? :)

03/12/2008

Encomenda expresso


De mim para ti :)

Das imagens



Finalmente, isto ao vivo. Mais palavras para quê.