14/01/2019

12

Foi há doze anos, no dia 02/01, que me mudei mais para sul. Estava longe de pensar que doze anos depois, ainda por cá estaria.

Algumas vezes, penso em como seria a vida se não tivesse tomado a decisão de me mudar; não consigo chegar a grandes conclusões. Será que era tudo assim tão diferente? Ainda seria próxima de pessoas que me eram mais próximas na altura? Nunca iria conhecer algumas pessoas que são tão próximas hoje? 

Sempre achei, e ainda acho, que o sítio onde estamos e se estamos "perto" ou "longe" fisicamente não é assim tão importante, por mais que muitos possam discordar. Respondo  sempre com alguma indiferença às centenas de vezes que já me perguntaram quando "voltava", não porque desmereça a cidade que me viu nascer, ou a família e os amigos que lá estão (e que o são independentemente das coordenadas), mas porque estar um pouco mais longe não significa que essa não vá ser sempre a minha cidade, a casa do meu coração, aquela casa da qual uma pessoa nunca se muda porque faz parte de nós.

Por isso, doze. Que este número que também me trouxe ao mundo traga boas surpresas (e vai mesmo trazer). E que eu continue a não sentir assim tanto a distância, mesmo quando ela estiver a tentar por tudo provar que existe.