11/05/2005

O complicador...

...ou a capacidade – inata ou adquirida – de transformar a questão mais insignificante num imbróglio de proporções inimagináveis e provocar a ira em todos os que rodeiam a situação.

Existem pessoas, entidades e instituições que têm um acessório que é o terror do resto do mundo civilizado: o complicador.

Porquê ser verde quando esta cor é na realidade uma fusão de azul e amarelo, porquê preencher apenas *2* impressos quando podemos arranjar 10 e fornecer muito mais informações, porquê dizer que algo é "fácil" quando também podemos dizer "de relativa dificuldade"?

É este "dom" de complicar que alguns insistem em brandir quando fazemos uma pergunta simples, tentamos explicar qualquer coisa insignificante que se transforma num monstruoso desenho colorido e mesmo assim não esclarece ou quando nos limitamos a mostrar interesse por qualquer coisa/pessoa e mal damos por ela, estão a relatar-nos todo o historial da questão desde os tempos do paleolítico.

Quero um clarificador e quero-o já.

2 comentários:

Ana disse...

Começa a parecer impossíve, como me revejo na maior parte das coisas que escreves! Se calhar é porque vivemos no mesmo mundo e nos deparamos com as mesmas questões (ou parecidas!). Conheço vários exemplares da espécie "Complicadoris inatus", que são capazes de levantar qualquer pessoa ao desespero! E como todos os dias lido com uns quantos...passo a vida a respirar fundo três vezes para não os atirar pela janela!!!

rukia disse...

Eu, posso afirmar na esfera blogotória, (ah??!) fui agraciada com um complicatorium - (lat) espécime mais velho,com complicador incluido, da ceifa dos anos quarenta.
Tem o seu charme retro!:)