03/11/2005

Fúrias (in)contidas

Há coisas que são capazes de despertar o pior que há em nós. Coisas que num determinado momento, nos enervam e nos enfurecem, fazem-nos sentir mal por querermos tomar ou tomarmos mesmo alguma atitude enfurecida ou descarregar em alguém/alguma coisa que esteja por perto.

A mim, enervam-me e enfurecem-me os ruídos persistentes, como alguma coisa no carro que teima em bater ou assobiar - não descanso enquanto não descubro a origem do barulho e a silencio.
No trânsito e em filas de pessoas, há dias e dias...dias em que não me importo de demorar mais e dias em que me enfureço por demorar muito a andar tão pouco ou a fazer uma coisa tão insignificante.
E o cúmulo das fúrias, no meu caso, acontece quando não encontro alguma coisa de que preciso, ou até de que não preciso, mas quero encontrar – atinjo o meu ponto de insuportabilidade, protesto, acuso tudo e todos, acuso-me a mim por não conseguir encontrar a dita coisa, reviro tudo de pernas para o ar até a encontrar ou até a dar por irremediavelmente perdida.

O pior das minhas fúrias é que regra geral, descarrego em quem estiver por perto; embora seja manifestamente incapaz de agredir alguém fisicamente, posso acabar por agredir com as palavras. As minhas fúrias acabam, geralmente, nas palavras. Ou num silêncio que mais cedo ou mais tarde, vai acabar com palavras ainda mais furiosas.


O que é que vos enfurece e qual foi a atitude mais enfurecida que já tomaram?

9 comentários:

Sukie disse...

O que mais me enfurece é a traição, falsidade, o cinismo, e tantos outros defeitos humanos... O pior que já me fizeram foi trair a minha cnfiança e amizade.

Poor disse...

ai miúda, ainda agora chegaste de mini-férias e já andas enfurecida?isso faz imensas rugas!!!
eu chateia-me isso dos barulhos também!mas o que me enerva, só em certos dias, é quando não consegues fazer alguma coisa à primeira:tipo, a porta não fecha completamente, nem os cordões consegues apertar, tens que fazer vinte mil manobras para estacionar o carro...essas coisitas!mas tb acho que não me enfureço de preguejar e assim!
aproveito para acrescentar que me irrita não acertar nas letras do word verification!!!!

izzolda disse...

moonj_rita: neste post referia-me mesmo só a "coisas"/situações....se fosse a falar de pessoas e atitudes enfurecedoras era outro tanto de letra ;) fica pra outro dia! No entanto, concordo contigo. Há defeitos que também nos enfurecem.

amie, não estou nada enfurecida; antes pelo contrário, até estou muito bem disposta! :) Senão não conseguia escrever sem passar a minha fúria aos leitores ;) eheh!
A verificação ortográfica realmente....às vezes é pior que o chinês ;)

Ana disse...

Enfurece-me o sino da igreja que toca a repique antes da missa ao domingo às 9h da manhã..
Enfurece-me ter certeza das coisas, poder prová-lo e ainda assim porem-me em causa!
Enfurece-me, assim como a ti, não encontrar o que quero..e mais ainda quando isso acontece depois de alguém ter mexido nas minhas coisas! Sim..mexerem nas minhas coisas sem a minha permissão leva-me a um estado de fúria crónico (e se calhar hilário para quem assiste...lembro-me "vagamente" de um estojo numa aula de alemão...eheheh)!!

As minhas fúrias também são expostas por palavras. Violência física não é a minha onda..sou, definitivamente, uma miúda de letra(s) :) e, estas ferem muitas vezes mais que qualquer bofetada!

Pedro Soares Lourenço disse...

Já fui mais polar..., ainda assim há situações que me tiram do serio e me fazem perder a razão, por exemplo certas regras de transito são perfeitamente imbecias para quem anda de mota..., mas enfim!

ups disse...

Ainda hoje tava a pensar nisto...

Irrita-me profundamente estar a guiar e perguntar à pessoa que sabe o caminho (que eu sou um zero em orientação) e ela ignorar e continuar a conversar sobre outra coisa qualquer. Aí mando 2 ou 3 berros até acalmar....



Belp código de CAPTCHA: wpzzup

Unknown disse...

segundo consta, tudo me irrita..

expludo por tudo e por nada... palavras fortes e agressivas, palavrões... tudo.

o mundo leva com a minha fúria... e de uma forma... zazus!


ainda ontem me irritei com comentarios anonimos...

Rita Maria disse...

Buh, eu irrito-me com demasiadas coisas...com ter de ser sempre eu a esvaziar o caixote do lixo, por exemplo! (é tramado, mal saio de debaixo das saias da minha mãe, começo a parecer-me com ela mais e mais e mais!)

PS:Quando eu era pequenina e não encontrava coisas, e ainda acreditava em deus e no diabo, achava que o diabo estava a esconde'las, pelo que fazia de conta que estava à procura de outra coisa qq...o pior era que eu achava que ele lia os meus pensamentos, portanto tb tinha de pensar que estava a procurar outra coisa...é confuso, mas às vezes funcionava...

snowgaze disse...

Uma vez quase que bati num gajo que eu nao conhecia e que me estava a chatear... o que me valeu, provavelmente, é que ele achou que eu estava tao zangada que ainda o aleijava a sério, e foi-se embora, senao às tantas quem ia parar ao hospital era eu mesma... :)