07/12/2005

A curiosidade...

...matou o gato?!

Estes provérbios conseguem ser violentos, de vez em quando. Pobres gatos! Já não lhes bastava levarem com paus por dá cá aquela palha, ainda batem a bota pelo simples facto de serem curiosos. Bem, pelo menos são-no, mas com a classe que caracteriza os felinos :)

[Faça-se aqui a devida homenagem aos meus gatos favoritos, Sêdona Casca, Sr. Guna e Sêdona Pucca, gatos fôfinhos de amigos; sim, porque eu não estou autorizada a ter animais próprios, com grande pena minha :(]

Nas pessoas, se a curiosidade pode ser uma boa característica - por nos fazer querer saber mais, por nos despertar perguntas que não faríamos caso não fôssemos confrontados com determinada coisa, por nos fazer experimentar - também se pode transformar num dos piores vícios/defeitos, e até descambar para a cusquice (entenda-se: a cusquice, que aquela saudável nunca matou ninguém, que se saiba). As fronteiras são ténues.

Mas o nosso humano 'morrer de curiosidade' é mais suave que o dos gatos.
Nós morremos por não saber; eles morrem por tentar.

Aqui há gato...

4 comentários:

Sukie disse...

Eu sou curiosa. Não sou cusca tipo beata de adro de igreja. Eu gosto de gatos: tenho 2. E uma cadela. Beijo

Poor disse...

izzolda, filha, os gatos não se podem queixar até porque podem ser curiosos 9 vezes!a décima é que estraga tudo!:)

Miguel disse...

"(...)ainda batem a bota pelo simples facto de serem curiosos"
Batem a bota???! Batem a bota!! Esse é o gato das botas!

Unknown disse...

cusquices! cusquices!


sou curioso e cusco, duas coisas que para mim são bem diferentes.

e também gosto de cortar na casaca.


quem nunca pecou que atire a primeira pedra!