28/02/2007

De Lisboa e de cortar a respiração

Eu já gostava de Lisboa antes de vir viver mais para sul. Da luz e das cores, do ritmo frenético e do imenso caos de cidade relativamente grande, das ruas que nunca mais acabam, de haver muitas vezes tanta coisa para fazer. Há coisas de que não gosto tanto, claro; todas as cidades têm os seus pontos fracos e desvantagens. Mas é bom poder começar a associar coordenadas geográficas (mesmo quando me perco), saber onde está o que vale a pena [vi]ver, saber onde podemos ir para encontrar aquela vista que nos corta a respiração, saber onde estamos sem precisar de mapa, saber onde há aquele bolo, aquele gelado que nos apetece. Aos poucos, aos poucos, para saborear as surpresas e arrumar o que não gostamos na caixa do "a evitar".

Contam-se pelos dedos de uma mão as cidades de que realmente gosto; com tudo o que tem de bom e de mau, Lisboa já era e é cada vez mais - de direito - uma delas.

11 comentários:

Ana disse...

Deixando de lado aquela costelinha bairrista que às vezes me ataca :P, também gosto de Lisboa. É uma cidade muito bonita e com tanto para ver...e eu conheço tão mal!
De alguma forma, o facto do meu avô materno ser alfacinha de gema, deve ter influenciado a minha maneira de ver o sul!

racker disse...

Eu moro a uns "escassos" 25 km de Lisboa, vou lá quase todos os dias e ainda não conheço nem metade da cidade. É uma vergonha!! Contudo, é uma cidade que adoro e que não trocava por mais nenhuma.

racker disse...

Aliás, já escrevi um post sobre este assunto... e tu deixaste lá o teu comentário, já dizendo que havia qualquer coisa de especial na cidade.

Para recordar: http://umblogparadois.blogspot.com/2006/07/privilgios.html

Patsy Dear disse...

ainda bem q gostas! :)

Periférico disse...

Estou a ver que a ambientação à mouraria vai de vento em popa. ;-)

Beijos

Unknown disse...

arranjas-me emprego aí???

Mae Frenética disse...

Eu tb adoro Lisboa.
Deve ser das poucas capitais com mar e rio.

Tiago Franco disse...

Lisboa é A cidade :)
Ainda bem que a podes apreciar e viver.
Aproveita :)

teresa.com disse...

percebo perfeitamente o que dizes... mas nao deixes que muitos tripeiros te oucam! ha alguns muuiiito ciumentos, lol!
beijinho

Eduardo Lara Alves disse...

Aprender a conhecer as cidades, aprender como dizes a viver a cidade. Lisboa é como o Porto e como outra qualquer cidade do País, com uma grande vantagem...tem mais de tudo.

rosa disse...

que grande elogio vindo de uma nortenha!!!

muito obrigada em nome dos alfacinhas (eu sou mais ou menos...).

trabalho cá, e gostava muito de vir a LX apenas para as tarefas normais de consumo: consumir as vistas do castelo, da ponte, do rio; consumir a cultura que por cá se instala; consumir os espaços de hotelaria; consumir o consumo puro: lojas!

como venho por obrigação diária...gosto um pouco menos do que deveria desta cidade tão luminosa.