29/09/2005

Liberta o biscateiro que há em ti!



Todos temos um biscateiro em potencial dentro de nós. Quem nunca tentou fazer um conserto, um arranjinho que fosse, quem nunca tentou arranjar uma solução engenhosa para um problema? Seja ele uma ligação eléctrica, uma peça partida, um electrodoméstico avariado, uma peça descosida... a tentação é grande. A coisa está lá, danificada, a precisar de arranjo, nós até temos uma caixa de ferramentas reluzentes... decidimos tentar a nossa sorte.

É aí que entram em acção o instinto, a inspiração e o improviso.
Bem como uma boa dose de sorte, se o empreendimento for de monta.

Depois, os resultados:
1. apoteose - tarefa bem sucedida e gáudio generalizado;
2. relativo sucesso - a coisa está remediada ou desenrascada;
3. fracasso e humilhação - a coisa ficou significativamente pior e é necessária a ajuda de um profissional (ou de um biscateiro mais experiente);
4. catástrofe - danos irreparáveis e baixa acentuada da auto-estima.

Biscateiros deste mundo, acusem-se.

Os biscates mais arriscados que fiz envolveram colagens e coseduras.
Decididamente eu, é mais bolos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu tenho orgulho nos biscates.

Recordo um. Apliquei fundamentos teóricos apreendidos no meu curso de Engenharia Electrotécnica, nomeadamente no que diz respeito a motores eléctricos, a uma batedeira eléctrica. Está a funcionar impecavelmente. :)

fernando lucas disse...

Bem estamos a falar de uma palavra bem portuguesa, o "desenrascar".
A famosa pancada na lateral do televisor.
Já alguém deu trabalho em ler o manual do vídeo? Quando há problemas com o leitor é pegar numa chaves de fendas e abrir para ver o que poderá ser que impede o vídeo de funcionar.
o maximo que fiz foi concertar a minha maquina de lavar.

izzolda disse...

manualdedeus: eu leio muitos manuais de fio a pavio. Em trabalho. Também os escrevo ou traduzo. Em trabalho. Raramente os consulto em casa ;)

fernando lucas disse...

tcham nammm!!

Unknown disse...

eu ando sempre pelo patamar "relativo sucesso": desenrasco sempre, mas fica sempre um remendo à vista...

Patsy Dear disse...

eu sou como o bandido... Miss Desenrasca! e aplicado às obras publicas... imagina o perigo! :P

Ana disse...

LOL...Quem nunca "desenrascou" que se acuse!!! Eu cá sou como a Izzolda, colagens, cozeduras..cenas eléctricas não são muito a minha onda...acho que ainda provocava um apagão cá na rua..lol

MIN disse...

Bem eu tento sempre, mas há vezes que assumo ter que pedir ajuda a quem sabe!
Kiss

Anónimo disse...

eu quando era pequeno cheguei ao cúmulo do fracasso e humilhação quando perante uma máquina de fazer sumo de laranja tinha apenas um jack de saída para o cabo da electricidade, mas não tinha cabo. Então eu muni-me de uma ficha electrica solta que tinha para lá e à ponta do outro lado liguei directamente um jack de headphones (exactamente iguais ao da máquina de sumos e que encaixava perfeitamente).

O meu sorriso vitorioso ao colocar lá a ficha apagou-se imediatamente quando ao ligar à tomada, o fusivel do quadro eléctrico estourou e a luz da casa foi toda abaixo, mas não me deixei ficar, decidi averiguar ainda mais o problema e com uma chave de fendas abri a máquina e descobri que aquilo tinha um lugar para pilhas.

passei então da catástrofe para uma apoteose messiânica quando coloquei lá as pilhas, lol. Desde então, nunca mais ninguem tocou na máquina de fazer sumo de laranja.

tinha 12 anos.