26/10/2006

Mofo ou bafio, eis a questão

Num dos meus trajectos quase diários, passo por uma papelaria muito… peculiar. Existe há anos, sempre no mesmo local. Podia ser uma papelaria comum, mas não é. Há algo que a torna especial: o cheiro.

Ora este cheiro até podia ser agradável, mas…não é. Mesmo quando a papelaria está fechada, o odor persiste e emana pelas frinchas, lembrando aos transeuntes a presença da dita loja. Secalhar até é uma boa estratégia publicitária, para quem gostar de maus cheiros intensos... é que o cheiro é nada mais, nada menos que um potente e vigoroso odor a mofo (bafio?).

E agora perguntam vocês, porque é que o dono de uma papelaria deixa que ela fique a cheirar ao tão pouco apelativo mofo? Não sei. Consigo imaginar, sim, o porquê dela cheirar a mofo. O sítio nunca viu uma remodelação, um arranjinho que fosse, e está cheio de humidade e pó; há artigos que estão no mesmo sítio desde que a papelaria abriu, num ano ido do século passado - jogos com caixas descoloradas, livros com humidade, artigos perdidos no meio de camadas e camadas de pó, impressos que não se usam há décadas. Nem os donos e funcionários devem saber o que por lá há. Para além disso, o espaço está tão atafulhado e (aparentemente?) desorganizado que mal se consegue andar. Possivelmente, subsistem vários ecossistemas raros naquele ambiente, entre traças, bichezas do papel e outra fauna característica de papelarias. Como se tudo isto não bastasse, abrem e fecham às horas que querem. Ou seja, atingiram um nível de desleixo quase impensável num estabelecimento comercial.

O mais estranho nisto tudo? As pessoas fazem fila para lá ir, esperam pacientemente que abra, todos os dias. E esperam para ser atendidos, porque lá também não se prima pela rapidez. Um autêntico enigma, esta papelaria.

9 comentários:

Miguel disse...

Abuso de posição dominante é que é! (o que eu gosto desta expressão!) Caso existisse uma ao lado, com um cheiro a lavanda ou eucaliptto, sem pó, arrumada e rápida a servir o que aconteceria à primeira?
Fazia um saldo dos impressos antigos e fechava, não é?
Abusadores, é o que são!

Rosa disse...

Na volta o cheiro, em vez de mofo (ou bafio), é de alguma substância alucinogénica. O pessoal passa, cheira, e sente imediatamente um desejo incontrolável de comprar ali qualquer coisa! Isso explicava tudo, não explicava? :)
Beijos.

Phil disse...

os donos devem ser duas múmias... um estudo arqueológico n seria má ideia...

ups disse...

Essa papelaria.. tem Legos?

Mónica Lice disse...

A tradição ainda é muito apelativa!

Beijinhos para ti!;-)

Ana disse...

Deve ter qualquer coisa que cria dependência!! Ou então oferecem cenas lá...e o pessoal nem se importa de esperar que abra...nem com o cheiro!!

Anónimo disse...

O último local onde senti tal odor foi num bar aí no Porto. O que é certo é que dá uma certa identidade ao sítio..estilo underground Londres anos oitenta:)

MIN disse...

Mistério!!!!

Anónimo disse...

Aqui em Berlim iriam certamente por ser super cool...hmm, mofo, é vintage, hmmm, desordem, é natural, hmmm, caos, é metafórico....


...o fulano podia logo vender os jornais ao dobro do preço!!