19/04/2006

Primeiras impressões

É inevitável: todos formamos uma primeira impressão quando conhecemos uma pessoa. Depois, podemos moldá-la ligeiramente, alterá-la radicalmente ou mantê-la à medida que a conhecemos melhor. Na teoria, claro está.

No meu caso, e com a esmagadora maioria das pessoas que conheço, a primeira impressão adequou-se muito bem ao conhecimento posterior. Há empatias que se vincaram ainda mais, simpatias inexplicáveis que deram em grandes amizades, relações que nunca chegaram a ter importância nenhuma por meros acasos, mas que são de afinidade, e por aí adiante com primeiras impressões positivas. No reverso da medalha, antipatias que se acentuaram ou incompatibilidades que se revelaram intransponíveis; desconfianças ou faltas de afinidade que se confirmaram totalmente, mesmo quando no início pareciam algo infundadas.

Destas primeiras impressões negativas, não gosto. Muito porque geralmente, tenho tendência para acertar. Não gosto e procuro sempre não condicionar os relacionamentos com base nestas primeiras impressões; mas isso torna-se mais difícil quando mais uma, que começou por nada, se confirma e volta a confirmar sem que eu sequer interfira. O tempo encarrega-se de nos mostrar que estamos certos ou errados. E às vezes, gostava de não acertar; principalmente quando acertar implica assistir à tristeza de terceiros.

7 comentários:

Periférico disse...

Isto é o que se chama a força da intuição, em particualr se for feminina!;-)

Beijos

MIN disse...

é melhor assim ficar a observar... pior seria se fosses daquelas pessoas que depois dizem: eu bem te avisei...eu nunca me engano!

Rosa disse...

Pois eu cá engano-me muitas vezes. É que, no primeiro impacto, tenho sempre tendência para achar toda a gente fantástica.

Anónimo disse...

Eu falhei na que mais queria ter acertado...
Agora nem penso nisso. Quero encontrar o que de positivo houver e o resto logo se vê.

Saudações

Mae Frenética disse...

Eu sou mto de primeiras impressões...

Ana disse...

Eu também me deixo levar mt pelas primeiras impressões....e quando são negativas é muito difícil (para não dizer impossível) desfazê-las!!!

Folha de Chá disse...

Tristeza de terceiros, é que era desnecessária. Porque não os começas a avisar logo das tuas primeiras impressões? Assim, evitam-se dores.

Parabéns, por teres assim uma intuição tão apurada. :) Já sei a quem vou perguntar, quando tiver dúvidas. ;)