28/03/2005

A vida numa ilha I: English breakfast

Quando a pequena bolha onde vivemos muda de coordenadas geográficas, transforma-se numa pequena ilha que é só nossa, noutro local. Quando o sítio para onde vamos é, em si, uma ilha, o confronto é inevitável, pois a coexistência pacífica de duas ilhas é virtualmente impossível.

A lei geral de sobrevivência dita que a ilha maior se sobrepõe à mais pequena, sendo a nossa totalmente aniquilada. Ora no caso de Inglaterra, ocorre não a aniquilação, mas a absorção cultural, sendo nós instados a adoptar os hábitos locais. Neste primeiro relato da minha viagem a Londres, sou obrigada a falar de uma das piores, mais oleosas e aterrorizantes ideias britânicas e gastronómicas em geral: o English breakfast.

Este pequeno-almoço é nada mais, nada menos do que um dos meus ódios culinários de estimação. Começam por nos tentar impingir o dito nos hotéis (onde fiquei, pela módica quantia de mais 4 libras/6 euros que o Continental breakfast incluído). Também conhecido por “fry-up” por [quase] tudo ser frito, inclui salsichas de porco fritas (e a propósito, se ouvirem falar em black pudding, não pensem que é um complemento docinho do pequeno-almoço - “a kind of thick dark sausage made from animal blood and fat”, Longman Dictionary of Contemporary English – atrever-me-ia a chamar-lhe morcela?), bacon frito, ovos mexidos e/ou ovo cozido, cogumelos, feijão em molho de tomate, tomate frito ou grelhado, tostas fritas, cereais, chá preto próprio para pequeno-almoço ou sumo e deve ser complementado com ketchup e brown sauce.

Todos sabemos que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Mas meus amigos, para mim, esta assembleia gordurosa é um mistério inexplicável, um festim hipercalórico de validade nutricional duvidosa.

Viva a continentalidade do pequeno-almoço! Foi a primeira vitória da minha pequena ilha em terras de sua majestade :)

3 comentários:

rukia disse...

outra das situações relacionadas com os pequenos almoços de hotel - para além dos fritos, têm aquelas taças monumentais de salada de fruta e essas coisas que a mim, não me convencem.
No fundo, este grande pequeno almoço peca por ter cão e por não ter. em suma, deveras.

izzolda disse...

Em Inglaterra não há cá frutas nem coisas saudáveis, é o frito puro e duro. E por falar em frutas, o quilo de pêra rocha ultrapassa os 600 paus, portanto só se for no Ritz/Meridien local ;) Contrabando de fruta, meus caros, esse sim, seria frutífero!

Lusobrandane disse...

Mas sabes-se que Inglaterra só faz parte da ilha... também tem Escócia e Pais de Gales. A ilha é Grã-Bretanha, o pais é Reino Unido, as nações são Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda do Norte. No entanto... a comida é igual!