20/12/2006

Do autocarro

A carreira do autocarro que tantas vezes me transportou até ao centro do Porto vai acabar, devido à remodelação da rede de transportes actualmente em curso. Ao utilizá-la hoje, para ir fazer as últimas compras de Natal, dei por mim a ter algumas saudades de andar de autocarro. Duraram muito pouco, por acaso; à medida que o autocarro começou a encher e o ar começou a ficar mais saturado - até algo irrespirável - as (poucas) saudades foram-se indo, devagarinho. Em compensação, recordações não me faltam.

Ia passear à baixa com a minha mãe, ainda pequena, para depois ir ter com o meu pai no fim do dia de trabalho e acabar a lanchar ali perto dos Aliados, num café que já não existe. Mais tarde, ia ter com amigos. Depois, passei utilizar o autocarro diariamente, para ir para a faculdade; e como muita gente conhecida andava de autocarro, acabava por ter quase sempre companhia. Algo de que me lembro bem é que as viagens de autocarro - e as esperas na paragem - eram sinónimo de seca garantida e muito pouco espaço. Agora isso já não acontece tanto; há menos gente nos autocarros (mais no metro) e corredores próprios para transportes públicos. No entanto, o Natal tem destas coisas: os apertos foram inúmeros e o trânsito era mais que muito. Daí estas recordações todas.

6 comentários:

Anónimo disse...

;)

Periférico disse...

Seria o 78? ;-)

Memórias :-)

Queria aproveitar para desejar-te um Bom Natal e um Óptimo 2007!!!

Beijos

Anónimo disse...

Sim, por 2 anos tinha de apanhar 2 'tócarros' para ir para a Faculdade e, quer-se dizer, saudades, saudadinhas, não deixaram muitas, mas lá que dão jeito sim, que dão. Eu sou apologista dos transportes públicos, mas a horas. Há que melhorar essa vertente... :(

FFreitas disse...

Mesmo nos tempos da faculdade, nunca andei muito de autocarro! Preferia andar a pé (ai... tantas caminhadas de madrugada da Ribeira até à Constituição...)!!

E, verdade seja dita, as poucas que andei, não me deixaram saudades!

rukia disse...

podiam existir uma ou duas linhas de paz, harmonia e humor. essas, valia a pena andarem sempre lotadas.
Chuack!

izzolda disse...

Periférico, não era o 78, mas não andaste longe ;)