08/08/2005

Liberta o medieval que há em ti

Descobri que não gostava de ter vivido na época medieval (ou então que ainda vivo e não gosto).

Alguém devia explicar às pessoas que lá por irem a uma feira “medieval”, não têm necessariamente de encarnar uma personagem medieval.

Cerca de 90% dos visitantes da feira a que fui este fim-de-semana pareciam ter regressado ao passado, pelo menos a julgar pelo odor corporal, pelos encontrões e calcadelas mesmo quando havia espaço de sobra, pela forma de comer as sandes que se vendiam na rua - de boca aberta e a deixar cair pedaços de carne gordurosa em toda a parte - pela maneira como falavam em altos berros ao telemóvel (tornando-o um objecto dispensável, já que os interlocutores iriam ouvi-los sem qualquer problema apenas por via aérea). O auge da feira foi uma conversa que ouvi entre dois homens dos seus trinta anos, um deles de muletas, ambos horrorosos e a tresandar, que iam a olhar de cima a baixo todas as mulheres que passavam e foram depois no encalço de duas jovens (uma delas não tinha mais de 15 anos):

-“Eix, olha-me estas duas! Não iam?”
-“Quais, ah, estas! Atão num iam? Era já! Olé se iam! Ai ninas!”
-“Vamos atrás delas, despacha-ti!”

Depois desta injecção de medieval, várias calcadelas e berros-lancinantes-supostamente-ao-telemóvel-ao-meu-ouvido depois, só me apetecia uma banheira perfumada cheia de flores e uma caixa de chocolates.

Não cheguei a concretizar o desejo em si
(e a consciência do gasto de água que ele implicaria nunca me deixaria fazê-lo)*.
Mas saí de lá com a certeza de que nasci na época certa.

*Posso sempre vingar-me nos chocolates.

4 comentários:

Poor disse...

demais...a sério, demais!:)Hoje ouvia na rádio os locutores a gozarem com essas feiras, e diziam, é qq coisa o ferreiro a explicar às crianças a sua arte e interromper a atender o telemóvel, as crianças até devem ficar baralhadas!:)
eu nem me meto nesses filmes!

izzolda disse...

Já tinha ido o ano passado num dia mais calmo e foi um bocadinho melhor...nos dias de multidão torna-se insuportável ;)

Anónimo disse...

Cof cof, pessoalmente referia-me a poupar nos banhos de imersão! :D Mas olha que há gente que leva a poupança de água muito a sério, a julgar pela amostragem da feira...

Anónimo disse...

anonymous fui eu [izzolda], esta janela dos comentários está a passar-se...