08/11/2005

Confissões num dia chuvoso

Será que algum dos frequentadores/visitantes deste blog gostou mesmo de ler Os Lusíadas?
E alguém escapou a lê-lo? E alguém leu o livro sem ser obrigado? E alguém leu o livro todo (por livro 'todo', entenda-se que não me refiro aos livros explicativos de capinha amarela)?

Eu não escapei, li tudo, obrigada pelo programa escolar.
E heresia das heresias, não gostei*.
Pronto, vou dizê-lo abertamente ao mundo:
Mundo, eu não gostei d' Os Lusíadas.

*O que não quer dizer que não seja realmente uma obra emblemática e inovadora a muitos níveis.

10 comentários:

Sukie disse...

Nem sei...vou pensar melhor.

Periférico disse...

Eu gostei do que li dos Lusíadas! Mas prefiro a lírica do Camões, os seus célebres sonetos! Talvez por ser um eterno romântico!:-)

Mas estou de acordo com a Angela viva a sinceridade! E se não gostaste, não gostaste pronto. Não somos obrigados a gostar todos da mesma coisa, o mundo seria um lugar monótono!

Beijo

fernando lucas disse...

... As armas e os barões assinalados. Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca dantes navegados ... Passaram ainda além da Taprobana.

só me lembro esta...

ah! e as ninfas a cantarem, e os marinheiros "babados" a saltarem para o mar.

PR disse...

não li na escola, li mais tarde, integralmente...

tive um prazer imenso em ler o épico.

aconselho

Unknown disse...

eu, como sempre, para me armara ao cagalhão, li os lusíadas quando andava no 8ºano. duas vezes, que da primeira vez nõ percebi patavina, mas como dizia que o li, tinha de provar que o tinha lido e compreendido! mas confesso, que ODIEI o raio do livro. tanto que ao ler a mensagem, fiquei a achar que não gostava, por o tema ser parecido. e não se pode dizer que gosto da mensagem.. só mesmo dum ou outro poema. já sei... sou um velho restelo...

Formiga Rabiga disse...

Eu adorei os Lusíadas! Devo-o a um excelente professor de português que me marcou para o resto da vida. Um mestre que na época não teria mais de 30 anos.

Ana disse...

Junto-me ao grupo dos que não gostaram do livro....Aliás, detestei e detestei mais ainda ter que "levar" com ele todos os anos quase.
Há passagens mais interessantes, mas...não seria definitivamente um livro que eu leria se não tivesse sido obrigada a isso.
E..claro, também sei declamar com seriedade os primeiros versos! Porque é que estas coisas nos ficam entranhadas no cérebro?!

Poor disse...

perdeu a graça quando li a Eneida, e vi que havia partes muito parecidas!e mais não digo!:D I rest my case!

scelta disse...

Não li o livro todo também, mas sem dúvida alguma que Camões é um grande poeta, diria mais... magistral!

:D

Mia disse...

Eu li tudinho tudinho tudinho e gostei! :)
Serei normal? :I