07/11/2005

Sobre-humanidade

Todos temos momentos de sobre-humanidade. Momentos em que nos transcendemos e conseguimos fazer coisas que não nos achávamos capazes de fazer. Em que vamos buscar força onde e quando ela já não parece existir. No desespero e quando tudo parece perdido, quando as palavras já não fazem sentido, quando o corpo não responde, há sempre muito mais de nós. Contra tudo, contra todos, com mais ou menos sanidade ou com doses inimagináveis de auxiliares químicos. Resiliência.

É assim, o meu avô.

Precisamos muito de nos sobre-humanizar, cada vez mais vezes.
E de nos preocuparmos mais com os outros em vez de olharmos só para o nosso umbigozinho.
Que para quem ainda não tinha notado, é totalmente inútil depois de cortado o cordão umbilical.

Boa semana :)

7 comentários:

fernando lucas disse...

o nosso umbigo serve como ponto de referencia do nosso centro da gravidade, por acaso necessitarmos de ser içados por uma grua, o umbigo deve ser o ponto onde o gancho vai agarrar. há sempre o belo do piercing que fica tão bem em certas barriguinha das meninas.

o medo no extremo pode dar em ira, e ira pode dar força desconhecida.
exemplo: uma criança em brincadeira foge de alguém que imita um monstro, quando chega ao ponto em que a brincadeira cria-lhe medo, pára de fugir e passa ao ataque com olhos fechados e dentes serrados.

. disse...

Olá Izzoldinha,

Todos temos momentos em que somos o nosso melhor e todos temos momentos em que somos o nosso pior. Somos assim, os humanos. Concordo contigo, precisamos de ter essa sobre-humanidade como referência, mas é igualmente importante não dramatizarmos a nossa "sub-humanidade", o nosso pior, as nossas falhas, as nossas quedas. Há que assumi-las como parte do percurso e do que somos e seguir em frente, tentando fazer melhor na próxima vez.

Boa semana, beijinho :)

Poor disse...

o impressionante que é a resistência humana, não é?

Periférico disse...

Força! Força! Força!

Muitas vezes nos momentos mais difíceis é que descobrimos que temos uma reserva de energia escondida que nos Sobre-Humaniza!:-)

Beijos

Anónimo disse...

É sempre fantástico admirar a nossa capacidade de resposta, reacção e resistência :) Um beijo e bom início de semana para ti.

fernando lucas disse...

"Fear is the path to the Dark Side. Fear leads to anger; anger leads to hate; hate leads to suffering. I sense much fear in you." —Yoda

Sukie disse...

A minha avó já tem uma longa idade (82) no entanto quando faz alguma coisa de que gosta demontra ter mais energia do que eu própria. No entanto quando algo não lhe agrada, torna-se num bebé refilão e "enconsta-se" num cantinho a fazer o seu milionésimo terceiro paninho de croché. E eu adoro-a!