23/11/2005

Liberta o sôdoutor que há em ti!

Sim, tal como existe um potencial biscateiro em cada um de nós, também todos temos uma costelazinha de médico e/ou farmacêutico.

O processo tem início quando alguém se queixa de uma dor, de uma maleita, de um problema ligeiro ou grave - um familiar, um amigo ou um mero desconhecido num local público (sim, porque já o provérbio diz ‘faz o bem sem olhares a quem’, e não é lá por a pessoa ser um total desconhecido que nos vamos inibir).

Após breve análise intuitiva à nossa vasta enciclopédia ambulante mental de sôdoutores (um saber de experiência feito - crises e crises de gripe, dores de cabeça, ansiedade, alergias, outros problemas variados), obtemos a solução ideal para os sintomas descritos. Ou então, a solução à portuguesa: aquela que é mais ou menos idealmente adequada. Adiante.

Exemplo:
Num parque do centro da cidade.
A - Ora bem, deixa-me cá ver, tu devias era tomar um Xolpitrax, que eu já tomei esse e fez-me maravilhas. Por outro lado o Zigovlin dava-me cá uma daquelas azias! Não arrisques esse...
B - Ah, mas eu sou alérgico à xolitina e à zigovlina e tal...
A - Sim? Ah, mas então resolves com o Sitoflinas.
C (transeunte que só por acaso ouviu a conversa) – Eh pá, o SITOFLINAS?! Não faça isso, pá, eu quase morria, pá! O Sogalven, essa é que é essa...funciona que nem ginjas.*
(...)

A coisa prolonga-se indefinidamente. Entretanto, já se aglomerou um maralhal de gente com sugestões, todos gritam mais alto que os outros, confrontos físicos algo violentos ocorrem, zangas vitalícias nascem, o caos instala-se. Pois vale quase tudo para esgrimirmos os nossos argumentos e demonstrarmos que o nosso remédio é mesmo o melhor.

É que não defendemos nada com tanta convicção, como os medicamentos que tomámos.

*Conversa totalmente fictícia. Nomes de medicamentos incluídos. E como pode ser interessante inventar nomes de medicamentos. Não imaginava.

7 comentários:

Ana disse...

POr alguma coisa se diz que "de médico e louco todos temos um pouco" (ou é por isto, ou por causa do Dr Jekill e do Mr Hyde....)
Mas sim, automedicação ou medicação de amigos/familiares/conhecidos/desconhecidos amigos de amigos é feito que todos alcançamos...e com distinção!

Ana disse...

Ah...esqueci-me de algo importante! Eu cá receito Bloggix todos os dias! Sem restrições!!!

Rita Maria disse...

Própolis. POrque as abelhas é que sabem!

Sukie disse...

LoL. Era um anti histamínico por favor.

MIN disse...

LOL é o que se ouve em qualquer sala de espera de um consultório ou centro de saúde!!!!

Unknown disse...

eu trabalho com receitas médicas... conheço os principios activos, dosagensm contra.indicações..

como é logico, quando alguem ta doente, liga-me!

a amie que o diga

Sukie disse...

olha, parece que o bandinho tá a precisar de um biscate desses...dor de dentes.