12/09/2006

A criteriosa selecção do local na praia

Um dos rituais inevitáveis de quem chega à praia é a selecção cuidada do local onde vai passar as próximas horas (ou o dia inteiro, no caso dos que só saem da praia quando o corpo não tolera em absoluto mais horas de sol por ter atingido o nível escarlate total). Entre as categorias de Pesquisadores de Locais Ideais Para Abancar (PLIPAs), salientam-se:

I) PLIPAs fãs do abrigadinho: estes PLIPAs não descansam até encontrar o local mais abrigadinho da praia. Para além de levarem 4 guarda-sóis, 3 tapa-ventos, dúzias de esteiras, 34 toalhas, todo um arsenal de equipamento de protecção e inúmeras geleiras e termos, ainda têm de se posicionar em recantos ultra-abrigados junto a falésias, rochas, rochedos, etc. Ai de quem se aproximar.

II) PLIPAs cimento-cola: esta categoria de pesquisadores limita-se a escrutinar o horizonte em busca das vítimas ideais. Mesmo numa praia com 45 quilómetros de areal livre, os PLIPAs cimento-cola colocam-se estrategicamente a 4,7 centímetros de uma das orelhas de um membro do grupo de frequentadores da praia mais próximo.

III) PLIPAs mega-activos: para os PLIPAs mega-activos, escolher um local na praia é uma mera formalidade; aliás, esta categoria devia designar-se pseudo-PLIPAs, pois na realidade estes pesquisadores não querem um local para abancar, eles querem é abandonar as coisas para sair dali o mais rapidamente possível. Num máximo de 5 segundos após a chegada à praia, estes indivíduos já estão a escalar intrepidamente o rochedo mais próximo, a jogar, a construir na areia, a apanhar conchinhas ou seixos, etc. Qualquer actividade é boa e quanto menos abancarem, melhor.

IV) PLIPAs apanhadores: estes PLIPAs dedicam todo o tempo passado na praia a apanhar coisas; mais uma vez, a escolha do local para abancar é uma formalidade, pois os PLIPAs passarão todo o dia a divagar pela praia numa procura incessante de coisas para apanhar. Há os apanhadores de comes: tudo o que possa ser comido, eles apanham. Mesmo que o saldo do dia se resuma a 2 míseros caranguejos e 7 amêijoas, tudo vale a pena para comer qualquer coisinha. Há os apanhadores de itens em geral, que se dedicam a apanhar conchas, seixos, estrelas-do-mar, algas. Imagino que a decoração da casa deles seja bastante marítima, pois ninguém quererá tanta coisa para guardar em caixas no sótão. Ou então, constroem coisas com itens marítimos. Ou são coleccionadores. Bem, não sei, mas fico sempre a pensar qual o motivo da apanha de tanta coisa.

V) PLIPAs azarados: qualquer que seja o local escolhido, será necessariamente muito mau. Não há critério que os salve: calham sempre perto do puto que berra mais, da velhinha com o tom de voz mais estridente, do cão mais sacudidor de areia que existe, da família mais ruidosa, do senhor que ressona mais. É escusado. E numa praia deserta, levam com os PLIPAs cimento-cola ao lado.

Existem ainda os PLIPAs mistos, que têm um bocadinho de cada categoria. Quanto a mim própria, não me consigo categorizar, mas confesso que não me custa estar espraiada ao sol sem fazer grande coisa (não sou, portanto, muito activa), gosto de uma certa distância de segurança em relação a outras pessoas para evitar chatices e raramente apanho coisas. Acho que devo fazer parte dos PLIPAs que-não-se-chateiam-por-aí-além :) E vocês?

4 comentários:

Mónica Lice disse...

Está hilariante, este post!:)))

Beijinhos.

snowgaze disse...

Eu sou uma PLIPA que arranja o lugar mais próximo da água possível, e que se entretém a construir muralhas triplas quando a maré sobe. Toalhas molhadas fazem parte de todas as minhas férias. :)

racker disse...

PLIPA quanto mais longe melhor:se ganhasse o euromilhões acho que ia logo comprar uma praia privada, porque detesto ter à minha volta criancinhas a chorar, velhinhas a cochichar, chapéus a voar, putos a correr e a mandar-me areia para cima, cromos com a mania de que são os donos da prais ou senhoras que acham que o bikini brasileiro é perfeito para elas, mesmo quando se vê tudo, menos o bikini de tanta celulite! Assim já poderia dizer: "Adeus às praias, cheias de gente e um beijo pra quem fica!" e ir gozar o meu sol bem sozinho!

Ana disse...

Definitivamente PLIPA azarada... lol