28/09/2006

A arte de fazer malas II

Há vários tipos de fazedores de malas: os ultra-cuidadosos, os regulares e os baldas.

Os ultra-cuidadosos preparam listas com dias de antecedência, compram tudo e mais alguma coisa por pensarem que pode vir a ser necessário e certificam-se de que tudo está lavado e preparado para o transporte. A mala é escolhida a dedo, cumpre todas as normas internacionais, para além de acomodar precisamente tudo o que o ultra-cuidadoso quer levar. É quase impossível que o ultra-cuidadoso se esqueça de alguma coisa. O problema é que os ultra-cuidadosos de gema não conseguem deixar de ultrapassar largamente os limites de peso, pois têm de levar mesmo tudo. No entanto,
também há ultra-cuidadosos que estudam detalhadamente o conteúdo e conseguem levar o estritamente necessário. Por fim, há ultra-cuidadosos azarados, que por mais cuidado que tenham, esquecem-se sempre de alguma coisa.

Os regulares limitam-se a preparar tudo com relativa antecedência, podem eventualmente ter listas, mas nem sempre, e confiam no instinto - e não no estudo - para seleccionar o conteúdo da mala. Normalmente, esquecem-se de alguma coisa.

Os baldas são os piores dos fazedores de malas. Fazem as malas à última da hora e limitam-se a atirar lá para dentro o que estiver mais à mão. Invariavelmente, esquecem-se de 80% dos itens de que vão realmente necessitar. Há os baldas com sorte, que acabam por conseguir levar o que é preciso, e há os baldas com azar, que acabam por andar toda a viagem a cravar itens aos restantes companheiros ou a comprar o que falta.

Para além destes três tipos de fazedores de malas, há os mistos, que aliam características de vários tipos. Eu, por exemplo, penso com relativa antecedência no que quero levar, mas já não faço listas (porque sei de antemão que não vou olhar para elas mais tarde, como já confessei uma vez aqui), confiando portanto no instinto para me dizer o que falta; não costumo esquecer-me de muita coisa, porque a minha lista mental costuma ser fiável. Não faço a mala com muita antecedência, só um ou dois dias antes. E a pior das minhas características de fazedora de malas: nunca viajo com pouca coisa por ter uma costelinha de ultra-cuidadosa...e vocês, como fazem as vossas malas?

8 comentários:

MIN disse...

Faço malas em 5 minutos...esqueço-me sempre das mesmas coisas: do pijama e dos remédios da asma!
A arte de fazer malas depende do destino da viagem, umas muito elaboradas, outras nem por isso.
Kiss

Ana disse...

Eu já pensei nas coisas com antecedências, já tenho a mala no meu quarto a olhar para mim, já tenho coisas relativamente separadas...mas, cheira-me que só vai ser mesmo feita no sábado :) Normalmente, também levo sempre coisas a mais...mais vale prevenir... :)

Mónica Lice disse...

Sou uma fazedora de malas mista...:)
Mas normalmente faço a mala na véspera!

Beijinhos.

Poor disse...

a menina vai passear para onde??:)
ora bem, eu faço a minha mala de véspera, de preferência a poucas horas de partir, ou pelos menos durmo sempre muito pouco nas vésperas das viagens!baldas com muita sorte!!!

João Mãos de Tesoura disse...

Eu sou especialista em desfazer malas! :D
Fazê-las, prefiro que mas façam!
Beijos

joaninha disse...

Vou pensando no que colocar na mala e faço-a na véspera. Levo sempre coisas que combinam entre elas e que dão para várias situações. Nunca levo muita coisa e geralmente não me esqueço de nada!

Pedro242 disse...

a minha mala é sempre feita com 2 horas de antecedencia, não tenho paciência para fazer antes.
normalmente sai bem, mas há sempre a possibilidade de comprar o que falta noutro lugar.

FFreitas disse...

Depende de para que são as malas e para quanto tempo... Normalmente sou REGULAR. Mas já fui mais de listas...