20/09/2006

Os nomes que nos dão

Tenho alguns nomes pelos quais me tratam - mais de meia dúzia, entre próprios, diminutivos, alternativos, inventados e afins. Alcunhas, tive uma (que eu saiba!), que odiava; felizmente, foi muito temporária e morreu com o fim da escolaridade primária.

Vem isto a propósito do segundo nome. Hoje em dia, cada vez mais cai em desuso ter um segundo nome; muitas crianças já não têm segundo nome, para grande gáudio delas próprias no futuro. É que o segundo nome por si só, geralmente não é utilizado (sim, obviamente sei que com algumas pessoas, passa-se exactamente o contrário); mas o primeiro e o segundo nome são uma combinação poderosa que normalmente implica...descompostura ou sova, não necessariamente por esta ordem e não necessariamente ambas. Esta combinação pode também ser sinónimo da expressão "estás aqui, estás a [...]", ou seja, ala, que se faz tarde. Quem não se lembra do pai ou da mãe com um tom de voz temível, a utilizarem o primeiro e o segundo nome para nos chamarem? Ouvir o primeiro e o segundo nome em conjunto não é, geralmente, muito bom sinal. Portanto, pais de hoje, é um grande favor que fazem às futuras gerações; mas depois estou para ver como os vão chamar quando eles partirem aquele jarrão Ming que está na família há 23 gerações. De propósito, claro. E usando o animal de estimação ou o irmão mais novo como arma de arremesso. Vai ser o bom e o bonito, quando não existirem segundos nomes ;)

13 comentários:

ups disse...

Eu gosto de 2 segundo nomes.. dá uma certa liberdade para escolher!

Anónimo disse...

Eu, que só me chamo Rita, auto-resmungo comigo sob o nome de Rita Maria...

snowgaze disse...

Eu acho que dar um segundo nome aos putos sempre tem a vantagem de que se eles nao gostarem do primeiro podem usar o segundo. Nunca ouvi os meus pais chamarem-me pelo primeiro e segundo nome, naquelas situaçoes críticas eles usavam o primeiro e último... Por isso, há soluçao! :)

racker disse...

Os meus pais sempre me trataram pelo segundo nome e apenas usa(va)m o primeiro e o segundo para dar raspanetes! E agora a Fee trata-me pelo primeiro nome... qualquer dia tenho um problema de identidade!

teresa.com disse...

eu devo ser uma radical! porque so tenho um nome e ainda assim bem me lembro do tom mauzinho com que era chamada! Alias, um dia conto a historia mais hilariante a volta do meu estranho nome...

Mae Frenética disse...

Eu, à conta de so um nome próprio, chamo o nome completo ao meu filho qdo me quero "zangar" com ele!

E ele acha tanta piada ao som q desata a rir. Eu desfaço-me... e lá vai o castigo! :))

Bluejustin disse...

Eu sou a favor dos segundos nomes e os meus filhos têm 2, se vão gostar ou não, paciência.

Também tenho uma história curiosa acerca do 2º nome, o meu pai tem um primo com o nome exactamente igual a ele e isso trouxe alguns problemas.Acho que tb por isso sou tão a favor do 2º nome.A título de curiosidade isso aconteceu pk uma prima da minha avó casou com um irmão do meu avô e resolveram colocar ao filho o mesmo nome do meu pai.

Periférico disse...

Só tenho um nome, mas existe sempre uma solução para ter dois nomes nessas situações de "descompustura" acrescentar Maria para o sexo feminino e Manuel para o sexo masculino. Pelo menos é assim que eu faço quando descomponho os meus gatos e cães ;-)

Beijos

Mónica Lice disse...

Gosto muito do meu segundo nome, e acho que é a combinação dos dois que permite fazer a diferença!

Beijinhos.

fee disse...

Eu e o racker numa das nossas conversas sobre filhos acabámos a decidir como se vão chamar, e nenhum tem 2 nomes, por enquanto! Eu até gosto de Patrícia (o meu 2º nome), mas realmente só é usado pela minha mãe quando está muito mal-disposta (comigo, claro!)

Pedro242 disse...

caso alguem não tenha segundo nome, o melhor é fazer uma reunião em casa e inventar um, tipo a partir de agora vais-te passar a chamar isto.
mas, tb existe sempre a hipotese do diminutivos para quando está tudo bem....
complicado, não.

fernando lucas disse...

embora os meus pais sejam comunas na Amadora eu tenho 5 nomes, coisa à tio, sangue azul, sei lá , tá a ver?
e uso o meu ultimo nome.
se não usarem mais que 2 nomes é lixado, quantos joões silvas vão haver na sala de aulas? vai acabar por haver nomes iguais.

Anónimo disse...

nem por isso. imagina que uma mãe chama nelinha à filha. No momento em que chamar Manuela! é que vai ser bonito...

tipo eu:
-lau! chega aqui faz favor.

ou:

- claudia!!!

ups