25/09/2006

Sinais? Quais sinais?

Era de esperar que fosse possível circular num determinado local e, seguindo os sinais, chegar ao destino pretendido em tempo útil. Pois era. Mas na realidade, todos sabemos que isso simplesmente não acontece. Na maior parte das localidades portuguesas, por exemplo, a política de sinalização é para chegar, há que penar. E as localidades, através das entidades de sinalização competentes, aplicam esta política com afinco e dedicação, dificultando ao máximo a tarefa de chegar a qualquer lugar. Existem várias técnicas: a ausência total de sinalização, a sinalização escondida, a sinalização em excesso, a sinalização errada ou a sinalização por sinédoque (exemplo: quando o destino é olhinhos de baixo, há que seguir as placas para o laguinho piqueno; problema: ninguém sabe que este lago fica em olhinhos de baixo).

Aliás - e esta informação é um rigoroso exclusivo mundial do errortográfico - a conhecida frase vá para fora cá dentro não é mais que uma versão abreviada da frase vá para fora, vá, tente, mas nunca conseguirá sair cá de dentro. A nossa política de sinalização visa isso mesmo. E mesmo cá dentro, há sítios dos quais é impossível sair...pois muito bem, agora todos sabemos porquê! Portanto da próxima vez que se perderem, inspirem fundo e pensem no bem da pátria. É tudo pelo bem da pátria.

Boa semana ;)

6 comentários:

fernando lucas disse...

o famoso sinal amarelo que diz DESVIO ->
e depois não aparece mais. o mesmo sinal devia estar escrito DESEMERDA-TE, pelo menos era mais verdadeiro.

desculpa izzo, mas posso dizer SINAL no teu blog não posso?

snowgaze disse...

De todas as vezes que fui ou passei pela Guarda (e isto é só um exemplo) vi-me grega para de lá sair. Todas as placas indicam Guarda, ou Guarda centro, mas saída, táketo era o que faltava. Nao há direito.

Mónica Lice disse...

Podes crer! Em Portugal a sinalização anda longe da perfeição...:(

Beijinhos.

Anónimo disse...

Lol, genial, a explicação do acrónimo!

Anónimo disse...

eheheh! eu conduzo há pouquissimo tempo e acredita que antes de pegar no carro tenho que fazer um mapa mental, porque em cima do acontecimento eu fico tipo barata tonta! agora... mandar-me assim para um "local a descobrir"... dasse! eu a conduzir é que não.

quando era co-piloto lia os mapas, indicava, coordenada, administrava a viagem! era uma profissional. mas no volante... pfff...

FFreitas disse...

AS placas que eu mais gosto são "Trânsito Local" e "Outros Destinos"! Acho-as extremamente informativas!