03/07/2006

Ser peão I


passadeira
s.f.
(...)
marcação de listas largas e brancas no pavimento de uma estrada indicando a zona de passagem para os peões.


Todos somos peões, de vez em quando. E agora que sou muito mais vezes peã do que condutora, tenho constatado que uma elevada percentagem de condutores está seriamente empenhada em extinguir essa espécie incómoda e dispensável que são os peões. Somos alvos a abater, carne para canhão, portanto; ajudamos a prolongar o clima bélico das estradas portuguesas até aos passeios, numa atitude estóica e corajosa em prol da humanidade muito mais importante que anda sobre rodas.

É que eles são chatos, pá! Uma pessoa a querer acelerar por essas estradas afora, a andar na sua vida, e tem de parar por causa de uma mísera pessoa?! UMA que seja, pá?! Mas que grande seca! Eles têm tempo e eu não, pá! E além disso, tenho pressa! Quem anda a pé nunca tem pressa e tem sempre muito tempo!

Pois. Não digo que os peões possam usar e abusar do estatuto, atravessando sem olhar para a estrada, agindo como se o mundo tivesse de parar para eles passarem quando lhes der na real veneta ou atravessando onde bem lhes apetece. Mas os exageros e as manobras arriscadas, as tangentes e as travagens bruscas que vejo todos os dias [quase] nunca são provocadas pelos peões, mas sim pela habitual atitude “quem manda aqui sou eu e máinada” de muitos condutores. Felizmente, não todos.

Ainda hoje, foi por um triz que escapei a uma cinquentona algo desgovernada que me contornou a grande velocidade quando eu já ia a meio de uma passadeira, num local com óptima visibilidade. Para não me deixar passar, a senhora quase tinha um encontro muito imediato com um amistoso e verde vidrão. E eu fiquei aqui a pensar que a modos que não me importava nada de viver mais uns anitos.

Quando vemos os outros como obstáculos - nas estradas e em muitas outras áreas - algo de muito mau se passa na nossa mente.

Boa semana ;)

9 comentários:

Mónica Lice disse...

Ser peão é um perigo!

Beijinhos e uma boa semana!

Anónimo disse...

A tua conclusão é muito pertinente, e, no entanto, a maior parte das pessoas não topa uma coisa tão óbvia.

Que esta semana corra melhor do que a outra ;)

Folha de Chá disse...

Tens razão. É incompreensível, esta falta de civismo.

Rosa disse...

Falta de educação. Normalmente, de ambas as partes.
Kiss :)

fee disse...

Sabes que uma das principais razões para não conseguirmos parar a tempo nas passadeiras é o excesso de velocidade? É simplesmente ridículo, porque todos os condutores sabem (ou deviam saber) que a maioria das passadeiras estão dentro de localidades, portanto a velocidade devia ser muito reduzida!
Pois, pois, em Lisboa só se anda a mais de 100km/h!!

Margarida disse...

sempre ouvi dizer que os condutores, no Porto, são um tanto ou quanto perigosos. será? eu acho que é por todo o lado... :(

boa semana izzolda*

Wakewinha disse...

Prazer...
[Ver definição no mesmo local onde viste a constante neste post.]

...e voltar aqui passado tanto tempo, e ainda gostar mais do que leio agora! ;)

Beijinho com saudades*

Wakewinha disse...

Li tudinho, até à última "posta" que me lembro de ler! ;)

scelta disse...

Também já passei por esse susto. O semáforo verde sorria para mim e eu toda contente lá ía a passar quando ouço as buzinas dos outros carros e eu páro... a minha pessoa no meio da passadeira e o brrrummm passa. Fiquei branca, qual alma penada!