20/12/2005

Natal da minha vida II

Ou de como a pergunta "o que é que comes" pode ser mais ouvida do que os votos festivos.
Todo o ano, muitas vezes; e muito, muito, muito mais vezes no Natal.

A uma pessoa vegetariana - o meu caso, para quem ainda não tinha percebido e/ou não me conhece de lado nenhum - esta pergunta é colocada até ao expoente da loucura. E não me refiro às vezes em que é colocada por genuíno interesse ou curiosidade, pois dessas vezes, tenho todo o prazer e gosto em responder [ :) ], mas sim àquelas vezes em que é colocada com outros fins. Para a seguir eu ter de ouvir enaltecer a boa carninha, o bom peixinho, a excelente tradição culinária portuguesa e tudo o mais. Argumentos estafados [e inválidos, acrescente-se] sobre proteínas ou ferro ou falta de coisas essenciais à saúde. Bocas do género "ah e tal, mas as coisas vegetarianas não sabem todas a relva", ou "ah, mas um bom chouricinho, não comias", "mas comes fiambre? Presunto? Delícias do mar? Atum? E marisco?", "mas comes só arroz e batata?!", "não tens saudades de um bom bife", "isso sabe a alguma coisa", "isso não sabe tudo ao mesmo". Podia estar aqui o dia todo.

E ai de mim que responda a provocações - às vezes, muito mal-educadas/intencionadas - com má cara, sem esgrimir toda uma série de justificações coesas e convincentes ou mostrar um vasto leque de receitas interessantes. Ai de mim que não esteja para aí virada e não me apeteça explicar nada. Ai de mim que não me ria das piaditas (que por acaso, só por acaso, são basicamente sempre as mesmas). Além de ser a "esquisita", até tenho humor e vontade própria, imagine-se! Que mal-dispostinhos e chatos são estes vegetarianos. Já não bastava terem a mania que são diferentes!

Já ouvi de tudo, mas até hoje, pouca gente pensou logo no facto de eu ser vegetariana por gosto. E gostos, meus amigos, não se questionam nem discutem. Aceitam-se. Por mais que custe a muita gente (grande parte da minha família incluída, onde há alguns dos maiores anti-vegetarianos que já vi), eu quero, prefiro e vou continuar a comer o que bem me apetece. E se o que me apetece não inclui o dito 'normal' - que já comi durante duas décadas, duas, e que posso voltar a comer quando quiser - e eu não tento convencer ninguém, já estava na altura de aceitarem a coisa com normalidade. Ou de simplesmente, aceitarem a coisa. Tal como eu aceito que muita gente não goste do que eu gosto.

E eu, eu até sou mais bolos. Doces! Que felizmente, não faltam no Natal. Quando até os sonhos são comestíveis ;)

12 comentários:

Miguel disse...

Como te compreendo! Deve ser quase tão exasperante como viver sem ... bife! ;-)

Ana disse...

A melhor das cenas que presenciei foi num restaurante indiano..lembraste?
Tava cheeeeeeeio e o homem como não tinha que fazer, lá resolveu tentar converter-te :P
Eu como carne, pouca..confesso..sou mais peixinho, mas, adoro as tuas receitas :) nham nham

izzolda disse...

Não é exasperante, é irritante, de vez em quando. Talvez seja como viver sem bife, para quem gostar de bifes. Eu como nunca gostei (mesmo quando tinha de os comer), não compreendo a comparação :P

Unknown disse...

compreendo a opção, não compreendo é a falta de respeito para quem decide ser vegetariano.

já agora, qual é a diferença entre vegetariano e vegan??

izzolda disse...

Nocas, essa cena no restaurante indiano foi de morrer a rir! Está no top das melhores de sempre :)

Ivan, há muitos tipos de vegetarianos; em comum, o princípio de que NENHUM destes regimes inclui carne nem peixe.
Os veganos/vegan não "consomem" absolutamente nenhum produto de origem animal (lãs, couro, etc. incluídos). Podes ler mais aqui, por exemplo :)

Mia disse...

Izzolda,
Proponho uns posts teus com receitas vegetarianas, fáceis de fazer e com rpodutos fáceis de encontrar!
Aceitas o desafio?
Beijocas

Patsy Dear disse...

'zoldinha, quero uma rena igual à tuuuuaaaaa! (ou alce?)

izzolda disse...

Mia, há tantas óptimas fontes de receitas vegetarianas na internet...inúmeros blogs dedicados ao assunto...não sei se iria acrescentar muito à enorme quantidade de material que já existe! Mas...prometo que ocasionalmente, irei tentar 'abordar' o desafio ;) Ou sugerir sites que o façam! ***

Sukie disse...

Mesmo que não se goste ou não se concorde com uma atitude ou uma ideologia de outra pessoa, deve-se pelo menos respeitar. Daí que te dou o meu apoio (apesar de não se vegetariana).

mixtu disse...

gostos não se discutem, e então se forem bons gostos :)))))

. disse...

Suspiro, it takes a veggie to understand a veggie! Mas nós é q sabemos o q nos lambuzamos por esses natais fora não é?! ;) Tal como tu, por estes lados é mais bolos... de chocolate claro lololololol

scelta disse...

Morro de amores por uma lasanha vegetariana... mhammm mhammm. Há tempos comi uma sobremesa macrobiótica e jurei para nunca mais, e por isso os produtos macrobióticos não têm qualquer futuro para mim, agora a lasanha, bem a lasanha...