13/12/2005

Raispartam o António!

Não sou espectadora assídua de telenovelas há já alguns anos. Desde os tempos em que havia só dois canais portugueses, quando ainda não se falava em televisão por cabo; desde aqueles tempos de infância em que as saídas à noite eram só com autorização. Nessa altura, toda a gente, ou quase toda, devorava “a” novela. Sim, porque só havia uma.

Em casa de uma das minhas avós e da minha tia-avó, corria para o meu lugar favorito da sala por volta da hora de início - geralmente, ao colo de alguém - e só descansava quando ouvia a música da novela. E então cantava muito alto para quem quisesse ouvir: "ai quem me dera meu chorinho, há tanto tempo abandonado..."

Hoje em dia, desabituei-me de seguir telenovelas e vejo muito raramente, quando alguém lá de casa está a ver e eu não me importo de estar a vegetar. Fico insuportável, dizem-me, porque como não vejo, faço imensas perguntas sobre o enredo. Comento muito. Critico os penteados (e aqui, lembro-me da telenovela com nome de sobremesa, vá-se lá saber porquê) e as maquilhagens, sempre semelhantes, sempre impecáveis e algo exageradas, as roupas, a acção. E aqui é que entra....o António.

É que eu realmente já não consigo ouvir falar do António. Mais de metade da novela em questão foi passada a avançar teorias sobre quem terá morto o António. Capas e capas de revistas a anunciar vários assassinos, todas as semanas. Ainda por cima, o desfecho está a ser bem à portuguesa: arrasta-se, arrasta-se, arrasta-se e imaginem que nem sequer se sabe ainda quando vai ser transmitido o episódio final, tal é a guerra de audiências do horário entre os vários canais (já era para ser a semana passada). Isto já não é suspense, senhores, isto é a lama, o lodo. Haja misericórdia! É que paciência, já não há.

31 comentários:

Miguel disse...

Em que canal passa essa merd... que o mato eu mesmo?

Poor disse...

bom, mas convenhamos, aquele penteado da Luísa,e a roupinha não se aguenta!já viste a dos de Lx a odiarem os do Porto e vice versa? essa é que é!:D

t-shelf disse...

Mas afinal quem é o antónio? Eu também faço questão de não ver novelas a bem da minha sanidade mental.

izzolda disse...

ana, tudo doido varrido ainda não, mas mais uma semana a ouvir falar do António é capaz de dar os seus resultados ;)

miguel, esta telenovela dá na TVI. Mas o senhor já está morto...

amie, ainda não vi a 'nova'...tenho de espreitar...só por ter o (g)Ranger a cair ao DOURO, já deve valer a pena!

t-shelf, o António era uma personagem da novela Ninguém como tu, da TVI; que foi assassinado há montes de tempo, não se sabe por quem. Daí o enigma que nunca mais se resolve :)

Unknown disse...

ufa! um dia destes, a amie convidou-me (via msn) a dar uma vista de olhos à nobela...


não há pachorra!


e não faço ideia quem seja o antónio, mas cá para mim foi o mordomo.

izzolda disse...

Ângela, não estás a perder nada ao não saber quem é este Toni :) E confessa à vontade...não acho horror nenhum ver novelas! Principalmente as brasucas, algumas muito bem feitas! Olha, eu vi o final da América porque as pessoas com quem estava eram fãs, e não me custou nada :) [confesso: fiz algumas perguntas e muitos comentários]. Acho foi que me desabituei de seguir novelas e tenho actividades a essa hora, senão facilmente - HORROR - me viciaria numa...lol ;)

izzolda disse...

ivan, parabéns aqui também ;)
E eles não tinham mordono...hihihi...

Miguel disse...

Pois, é o que eu te digo. Fui eu que o matei... tal como foi o Mario Crespo que matou a Laura Palmer. Sabias?

patologista disse...

Miguel, não te conheço mas és um mentiroso!
É claro que foi o Mário Crespo que matou a Laura Palmer, mas quem matou o António fui eu! Sózinho!

Periférico disse...

É a chamada fase do sabonete, tem que durar enquanto ainda dá espuma (ou seja audiência)! ;-)

Não tenho nada contra, mas
confesso que não tenho pachorra para novelas!

Beijos

fernando lucas disse...

bah! balelas.... para mim foi o mordomo... é sempre o mordomo.
"...the butler did it!"

ups disse...

Tb nao sigo telenovelas... mas pelos vistos o gajo até morreu duas 2x!

CS disse...

olha, a minha felicidade é que também não sei quem é o antónio...

Ana disse...

Eu não sei, mas...não há um boi aí no meio da história? Que desaparece e volta a aparecer com diamantes?!

Rita Maria disse...

Lol, eu tenho imensa paciência, até sigo os resumos no site da TVI, agora que estou em Bath (juro!). Me love telenovela da luta de classes!

MIN disse...

Já vi novelas ..hoje em dia não vejo...nem brasileiras quanto mais as tugas!
Kiss

Mia disse...

A assassina sou eu!
FIM.

Anónimo disse...

o que sao telenovelas?
e televisão é um aparelho para distrair?

hum... ja nao me lembro...

marlene disse...

Olá Izzolda,
quem matou o António, também não sei, mas tenho um aparte gramatical que pode dar-te jeito (não leves a mal, é com a melhor das intenções!)... há verbos que apresentam duplo particípio passado, uma forma regular e outra irregular. Na forma regular usa-se os verbos "ter" e "haver"; na regular, usa-se o verbo "ser". A forma regular do verbo "matar" é "matado" e a "irregular", "morto", portanto, deve dizer-se "quem terá matado o António" e "o António foi morto". Espero que não fiques chateada. É só uma ajuda que penso poder ser útil.
Beijinhos
Marlene

izzolda disse...

Ora essa, marlene, não tem mal absolutamente nenhum...conheço a regra, mas confesso que me escapou neste caso...***

marlene disse...

;)
Não consegui evitar dizer nada, acho que é defeito de profissão. Mas são coisas que acontecem. Por vezes sabemos as coisas até bem de mais e dizemos/escrevemos o maior disparate que possamos imaginar. Coisas da vida!

Anónimo disse...

quem matou o antónio foi a isabel ou dona eugénia! sim, porque eu sigo a novela!

Anónimo disse...

Realmente o António já morreu a algum tempo e é verdade que isto está a arrastar-se demasiado, mas uma das coisas desta novela que ninguem pode tirar é que criou uma "agitação social" que nunca outra novela portuguesa criou. Quem tera matado o António ?. Mas realmente é verdade, nunca se percebeu bem quando é que é era o final da novela, e finalmente chegou o dia, HOJE! :) Por isso vamos ver quem terá matado o António..

Anónimo disse...

e se ele se tiver suicidado?

PS: a novela está a começar...e eu vou ver....xD

Anónimo disse...

o antonio é o maior e a novela ninguem como tu tb!

Anónimo disse...

muita desta gente qe aqi veio cumentar decerteza qe tambem ca eio parar pela mesma razao qe eu..
foi ao Google e escreveu:

quem matou o antonio

e pronto..aproveitou pa cumentar..HAHA
voces falam do antonio..ainda nao começou a saga do:

será mesmo o pai natal?

Anónimo disse...

foi a guida..

Anónimo disse...

E O ANEURISMA? Quando é que arrebenta?
raisparta a TVI que nos deixa os nervos em franja....

Anónimo disse...

acabou!!!...tava a ver q nunca mais...

Anónimo disse...

poix...parece k houve alg k acertou...
ixu mm..foi a guida..
eu tb nao via a novela..mas fikei kuriosa para ver kem matou o antonio..
bjux pa tds

Anónimo disse...

opa opa tanta porkaria pkausa dum homem k morreu a maix d nao sei kuantx mailx...porra...koitad du moxuh...ai ai...gora a pergunta e-sera mm o pai nata???? o treno tem 8 renax?? opa e em kexta a luiza...ox mortox tb tokam a kampainha? e fexam portax????porra