06/12/2005

O ar engana

Eu sei, ou pelo menos acho, que as relações humanas se devem basear em pressupostos de sinceridade e honestidade. Mas antes de dizerem a alguém (especialmente de manhã, mas não ) que está com um ar cansado, esgotado, com olheiras até ao Brasil ou com ar de quem dormiu pouco, pensem em que medida é que isso vai contribuir para alguma coisa.

É que até pode ser sincero, pode ser dito de forma corriqueira ou com a melhor das intenções. Mas na maior parte dos casos, ou vão acertar num dia em que a pessoa até está óptima, mas vai ficar a matutar no motivo do comentário (e eventualmente, piorar); ou vão acertar precisamente num dia que já estava a ser mau ou começou mal. E que não vai melhorar com o comentário.

Existirão mesmo sinceridades dispensáveis? E até que ponto é que a sinceridade é sempre o ideal? Quem nunca disse uma mentirinha piedosa que atire a primeira pedra ;)

16 comentários:

Miguel disse...

A verdade só por o ser, não tem sempre que ser gritada de megafone. Muito menos, quando o prejuizo for maior do que a própria verdade. Haja "sensibilidade e bom senso".

Mãe Minhoca disse...

O que tu dizes é mesmo muito relevante. Realmente, qual é o objectivo de such comments??
Na semana passada, alguem me disse que eu tava palida e logo seguidamente, a pergunta se estava doente. Nao gostei... sou hipocondriaca!

izzolda disse...

Miguel, não podia concordar mais :)

Minhoca, essas situações são horríveis! E *dispensáveis* se houver bom senso da parte de quem fala :)

Sukie disse...

É. isso de ser sincero é mto relativo.

MIN disse...

Tudo depende de quem olha e do que vê!
Beijo.

Unknown disse...

eu acordo todos os dias com má cara. é condição do meu acordar. mas todos os dias me perguntam se dormi mal.

porra!


nasci assim?!?!? daaaaaaa

. disse...

Bom dia Izzolda,

Claro que existem sinceridades dispensáveis, aquelas que vêm normalmente depois de inícios de frases do género "é assim, eu sou muito franca...". Pronto, se calhar as "franquezas", ou certas franquezas, é que são dispensáveis! E o oposto não tem de ser a mentira - porque não, simplesmente, ter um pingo de discernimento e não dizer nada não é? Ó pá, ainda bem que o pessoal está nos tops da franqueza mas.... who cares??!! Saber calar certas coisas que nos passam pela cabeça é, sem dúvida, sinal exterior de riqueza... mental! E eu, a esse nível, adorava ser dondoca, tiazíssima absoluta, e só me dar com pessoas ricas lololol

**

CS disse...

Quem tem olheiras crónicas tem, por inerência, um firme poder de encaixe.
De qualquer modo, sim, é horrível. sobretudo porque alguns desses comentários não são feitos "out of honesty" but "out of evilness".

Poor disse...

dizer uma coisa dessas só se for para gozar, tipo, tás acabada!:D
kidding, a verdade é que o ar não costuma enganar assim!:)e quem passa o dia a matutar nisso não tem mais nada em que pensar!!:)

izzolda disse...

amie, olha que o ar engana e muito...principalmente, o ar de quem não se conhece bem! :)
E quando disse "matutar nisso", não pensava no dia inteiro, claro está...há coisas bem mais interessantes em que pensar :) e se a pessoa que fez a afirmação em questão não nos 'diz' muito, ainda se esquece mais rapidamente!

Freddy disse...

O q faria o Padre Borga?
Era alegria o dia todo! "O sol já raiou..."

Beijitos da Zona Franca

Etelvina disse...

Acho que mais do que uma "mentirinha piedosa" é preciso conhecer a sensibilidade da pessoa em questão.
Pessoalmente, prefiro saber sempre tudo! (bom ou mau) Mas ha quem não goste e prefira ficar na redoma colorida da perfeição...;)
Depende do sujeito criticado :P:P:P
(mas também digo umas qtas mentiras piedosas. Infelizmente nao posso atirar a primeira pedra, hehehhe)

izzolda disse...

Pipas: pois. Acho que não me fiz entender totalmente :) Secalhar em vez de falar em 'mentirinhas piedosas', deveria ter falado em "saber quando não é pior ficar calado". Única e exclusivamente neste caso em particular, o das afirmações "estás com um ar X". Porque também não quero que me digam "ah, que ar jovial, feliz e de alegria contagiante" quando sei que o meu ar é de TACHO, eheh!
E precisamente porque ninguém é perfeito nem seeeempre colorido nos arese eventuais redomas, acho que há coisas que não é preciso que alguém (ainda por cima alguém que não nos conhece bem) nos diga - neste caso, a célebre "estás com um ar X" :) Se ainda por cima isso for com um intuito "deita-abaixo" e não inocente, pior.
Ufa, que isto de tentar explicar pontos de vista demora ;)
Beijinhos a todos**

Ana disse...

Tu estás sempre linda e maravilhosa :)
Isso da má cara e tal e coisa...oh pah...que interessa?! :P
Por acaso também não gosto muito desses comentários sinceros...prefiro viver na ignorância ou apenas com o olhar cúmplice do meu espelho!

Anónimo disse...

Izzolda,

Penso que estou a ficar "viciado" no teu blog...(sabes...tenho bom gosto)

:)))

Sinceridade acima de tudo no entanto, só a aceito das pessoas que considero amigas....com essa nunca fico triste nem magoado.

Beijo Sincero
The Bird

Periférico disse...

Não é preciso mentir, como em tudo é preciso ter bom senso. As vezes tentarmo-nos por no lugar do outro não é um exercício idiota e ajuda a evitar bocas foleiras lol

Aqui no blog há uma vantagem, ninguém vê as olheiras de ninguém!;)

Beijos e continuação de um bom dia!