14/03/2006

Nomes


Até que ponto é que o nosso nome encaixa perfeitamente em nós, em que medida nos define, complementa ou retrata? Seríamos exactamente os mesmos com outro nome?

Eu não mudava nem o meu nome, nem nenhum dos meus nomes alternativos, diminutivos ou alcunhas. Gosto de todos e todos são um bocadinho de mim. Mas isso sou eu. E vocês?

20 comentários:

Dora Rebelo disse...

É uma coisa a que nos vamos habituando, com o tempo. Mesmo aqueles de nós que se chamam Asdrúbal e Floriberto, acabam por se adaptar. Eu tenho o grande azar do meu pai se ter lembrado de me registar com todos os nomes da família (4 apelidos). Além disso sou da geração em que um nome principal não chegava, tinham de ser dois. Ou seja, o meu nome é um verdadeiro comboio. Depois do trauma, na escola primária, onde demorei a saber todas as letras de que precisava para escrever o nome todo, a coisa agora amainou. Já tenho até uma ssinatura reduzida, para me facilitar a vida. Só quando é preciso preencher formulários com o nome completo é que é uma seca...;(

Pedro Soares Lourenço disse...

Sempre gostei dos meus nomes e das alcunhas idem. Sempre tive muitas e também gosto de as por aos outros ;) As alcunhas são um bom sinal, mesmo que por vezes sejam um pouco mordazes.

Margarida disse...

bons dias*

também não mudava os meus nomes, nem diminuitivo. é como tu dizes, fazem parte de mim.

só não me importava de mudar de nome no local de trabalho, porque há dias em que o gastam, de tanto me pedirem ajuda. ah! gastam o nome e a paciência, literalmente ;)

beijocas

Anónimo disse...

... é engraçado o que se houve por vezes ... coisas do tipo, ah as Madalenas são assim, as Patricias, assado, ... como se o nome viesse a predestinar a forma como as pessoas mais tarde se vêm a comportar...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt
(tenho um artigo com o mesmo titulo... não mude de nome ... mas de nick name... não sei não...)

Etelvina disse...

Adoro o meu UNICO nome prórprio. Adoro ter só um nome próprio. Adoro os apelidos todos, mesmo que isso implique perder horas a escrever o nome.
Acho que a minha alcunha principal, encaixa-se perfeitamente no que sou e as mais pequeninas, são o resultado de características minhas que alguns viram ;)
Não mudava nenhum dos meus nomes nem por nada :D

Mónica Lice disse...

Eu não mudava por nada!:))

Beijinhos!

Rosa disse...

Eu também não mudava, mas acho que é tudo uma questão de hábito! :)

Wakewinha disse...

Agora que perguntas... eu não mudava nem o primeiro, nem o segundo, mas separava-os! Simplesmente não gosto de os ouvir em sequência!
Prefiro claramente o segundo nome, aquele por que na verdade todos me tratam. Até chega a ser engraçado em determinados contextos profissionais as pessoas se questionarem quem é a pessoa com o nome YX, pois só estão habituadas a conhecer-me como X! Fiz-me perceber? ;)
Beijinho*

Anónimo disse...

Nunca gostei muito do meu nome, talvez por isso desde pequena sempre preferi diminutivo ou alcunhas :P

Mas também não era capaz de mudar! Não me consigo imaginar com outro qualquer! Isso é que é hábito!

Beijinhos * e obrigada pela resolução do 'problema' ;)

rosa disse...

Eu adoro o meu nome... não pela beleza do mesmo (que não é grande coisa), mas pela minha identificação com ele. E tenho muito por onde escolher... dois próprios, dois da mãe, dois do pai e dois do marido. Sim, eu gosto de números pares ;)

Anónimo disse...

Vou ser sincera.
Do primeiro nome até nem gosto muito... mas dos meus dois nomes (e apesar de todos torcerem o nariz quando o ouvem) eu tenho aquele orgulhinho: Claudia do Carmo.

Bom, podem dizer o que disserem, mas...

Agora, claudia é dificil de pronunciar, para mim. Claudia do Cramo só utiliza a minha mãe quando está fula. O mais normal é Claudette! Vá-se lá saber porque...

Ana disse...

Eu também gosto meu nome..dos meus nomes, aliás!!Estou mais habituada a ser tratada pelo 1º - agora em assuntos de trabalho pelo 1º e pelo último, o que, a bem da verdade, gosto bastante :P
O 1º e o 2º...também gosto, mas traz-me sempre à lembrança a sequência das asneiras que fazia na infância/adolescência...e até hoje!!
Quanto a alcunhas e diminuitivos...os que tive sempre foram bem simpáticos :D

Poor disse...

tu tens um nome lindo, aliás, eu se não tivesse o meu, tinha o teu!:)

Terry_Henry disse...

Mudar não.... Gosto como o meu primeiro e ultimo nome soa!
nicks tive poucos, mas desde q se lembraram de me chamar terry_henry, ficou p sempre!

ana júlia disse...

Eu não mudava o meu nome! Mesmo depois de ter ouvido mil vezes "oh ana juuuliiiiaaaaaaa". Estou mais habituada ao primeiro e só raramento oiço os dois juntos, só quando o meu pai está chateado ou existe mais alguma Ana por perto.

Beijinhos Isoldinha da amiga Ana Juliana ;)

MIN disse...

Eu também não mudava nada. Gosto!
Kiss

Mae Frenética disse...

Sabes, eu acho q não éramos exactamente os mesmos com outros nomes, pq mtas vezes esse nome é de outro alguém que fez alguma coisa ou valia alguma coisa... só por isso...
Aliás, dei um nome ao meu filho que tem mto significado para mim. E ele não vai ser indiferente a isso.

Eu gosto do meu nome.

Freddy disse...

Isabelinha, Isabelinha, quando era puto detestava os meus 2 nomes em conjunto mas agora... Bom, o meu 1º filho há-de os herdar...

(A Guevara é Cláudia do Carmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Ah!Ah!Ah!)

MicasMariana disse...

Por acaso ñ faço a mínima ideia se o meu nome me define...o que posso dizer é que muitas vezes ao pensar em nomes para filhotes excluo alguns porque ñ sei quem também se chamava assim e ñ me apetece ter um filhote igual!
Qt a alcunhas sempre fui uma casmurra, nunca deixei q me pussesem alcunhas, pura e simplesmente ñ respondia (mas ñ deixava pq eram absolutamente idiotas!!). Agora acabei por ficar com a q a minha mae me deu, orgulhosamente MICAS;)

Folha de Chá disse...

Fui-me habituando ao meu nome e gosto dele e não queria outro, agora. :) Nicks? Gosto deste e para já apetece-me mantê-lo.