22/03/2006

Vai uma saladinha?

Image hosting by Photobucket
A propósito deste concurso do Comida Saudável (no qual recomendo vivamente que participem!), lembrei-me de falar acerca de um dos grandes mitos vegetarianos: a salada.

A salada em si não desagrada necessariamente a um vegetariano. Desagrada-lhe, sim, que a)pensem ou insistam que pode come saladas. E desagrada-lhe também b) o conceito de salada da esmagadora maioria dos [restaurantes] portugueses.

Quanto ao a), só tenho a dizer que a salada é um prato como outro qualquer. Há quem goste, há quem odeie, há quem coma muitas/algumas/raras saladas e há quem se recuse a comer saladas. Como para tudo, gostos não se discutem. Assunto encerrado. Daí a pensar que os vegetarianos comem isso, nem sequer consigo perceber o porquê do mito. Secalhar quem tem esta ideia não tem uma alimentação muito diversificada. Claro que pode haver ainda pior: alguém pensar que para além da carne e do peixe, só existem o arroz e a batata - é verídico: uma senhora relativamente velhinha numa aula de italiano que frequentei há anos insistia nessa teoria. Passados cerca de dez segundos, tinha a turma inteira e o professor a enumerar todos os alimentos que existem no mundo e com uma imensa vontade de lhe bater por insistir tanto que não se podia comer mais nada. Adiante.

Em relação a b), o diagnóstico é avassalador: de acordo com o que já pude constatar durante alguns anos, aí uns 90% dos restaurantes e 70% das pessoas pensam que a "salada" é composta por alface, tomate e - em casos arrojados - também por cenoura. Numa aposta claramente ainda mais arriscada, que pode mesmo indiciar uma pontinha de loucura ou insanidade, é possível que se considere temperar a salada. É que não imaginam, não imaginam a quantidade de vezes que já comi isto em restaurantes por ser o melhor que conseguiam arranjar. Alface, tomate e cenoura, sem tempero. Pior ainda: vêm perguntar-me se estava bom. Sem comentários. Isto para além do já mítico episódio de Ponte de Lima, em que o senhor dum restaurante ia fazer um *prato* vegetariano que, de acordo com o próprio, espantava os estrangeiros, era de comer e chorar por mais, uma delícia. E que era esse prato? Uma salada sem nada de especial (OK, tinha algo mais que alface, tomate e cenoura, mas pouco; e não vinha temperada); e só não levou um fiozinho de atum (palavras do mesmo senhor) porque ele referiu-o a tempo e eu disse que não queria e que o atum era um peixe. Enfim.

Felizmente, as coisas estão a mudar para melhor e já há mais informação e mais alternativas de restauração. E por esta hora, já me estão a amaldiçoar e a ameaçar de porrada por estar tão verdinha hoje :P

Se não estão, podem querer espreitar o Comida Saudável e ainda o Divinas Iguarias, onde há muitas sugestões para além de saladas :)

16 comentários:

Dora Rebelo disse...

É um problema grave, sim senhor. Invariavelmente, quando vou jantar fora com amigos, a um restaurante normal, tenho de passar pela "esquisitinha" e comer uma omolete de queijo ou então a bela da saladinha. Estou convencida que pelo menos 8o% dos omnívoros estão convencidos que os vegetarianos são herbívoros, como os coelhos e as ovelhas. Comemos couves, alfaces, tomates e cenouras todos os dias.

Mae Frenética disse...

:)))
Eu gosto de carne e peixe, mas realmente não há variedade nenhuma de saladas nos restaurantes. É a "mista" e já chega!

amigona avó e a neta princesa disse...

Adoooooooro alface! mas não me importo de lhe pôr, maçã, laranja, sultanas, molho se soja com coentros...fica tão bom!!!

Wakewinha disse...

Caramba, tiraste-me mesmo as palavras da boca! Ando há tempos para dizer isso tudo, mas ainda não tinha conseguido! ;)
Beijinho*

izzolda disse...

Nervoso, pior é se esse é o teu estado normal :P Em relação à comida vegetariana, tens um óptimo remédio: não comas :)

FM disse...

obrigado pelas sugestões!

Anónimo disse...

:))

Etelvina disse...

Como te compreendo!!!
Será que as pessoas não compreendem que FICAMOS COM FOME se comermos só salada????
E essa do atum é bem metida ;) Já perdi a conta à quantidade de vezes que fui comer a casa alheias de omnivoros que me perguntavam sempre " E atum, comes?!"
Pffffffff.... santa ignorância!

Etelvina disse...

PS- obrigada pelo link ;)

Parrot disse...

Izzolda,

Confesso que fui aprendendo a gostar de saladas e hoje em dia sou a apreciador de salas.
Quanto à variedade, de facto em Portugal existe pouca, teremos de ir aprender com os Espanhóis, onde existe salada com as mais variadas coisas....
Para mim....começo com a salada de atum......acabo com a de frutas.
:-)))

Bjs

Folha de Chá disse...

:) Infelizmente, em Portugal ainda não há muitas alternativas para vegetarianos. Faltam muitos mais restaurantes aderirem a pratos vegetarianos. Falta acabar com este mito da alface e do tomate. Isso mesmo. Imagino pelo que passas. Eu como peixe e, mesmo assim, tenho de ouvir comentários sobre não comer um bife. Imagino se nem peixe comesse... Um atraso, é o que é.

Mas esse concurso parece-me muito apetitoso. Espero que haja muitos concorrentes, para ficar com um album de receitas daquelas bem boas. :)

O Divinas Iguarias, também é delicioso.

Aos poucos, vão-se abrindo novos campos de culinária, para contrariar essa das batatas e arroz.

rosa disse...

eu sou daquelas que faço uma dieta desiquilibrada! todos os dias penso "é só hoje...". um dia há-de ser.. e só depende de mim...

Margarida disse...

ainda te hei-de convidar para vires cá a casa mostrar alguns desses pratos vegetarianos :)

beijinhos gandhis*

Mónica Lice disse...

Fiquei com àgua na boca!:)

Gosto muito de comida vegetariana!

Anónimo disse...

Esta conversa de comer só salada ainda me está a dar mais fome... já não chegava ser hora do almoço :)

Anónimo disse...

ò ò!

:D