09/05/2006

Das saudades


Quando chegam as semanas académicas, é inevitável pensar nos tempos em que estávamos envolvidos nelas, na faculdade. Não posso dizer que tenha saudades insuportáveis dessa época, e também ainda não passou assim tanto tempo para me darem as saudades a sério, daquelas que só a distância temporal consegue provocar. Para recordação, ficaram conhecimentos mais ou menos sólidos, outros desapareceram quase por completo. Capacidades que adquiri na altura e que entretanto perdi, melhorei ou piorei, com o tempo. Ficaram e vão ficar algumas excelentes amizades, inúmeras pessoas ou caras conhecidas. Há professores que deixam saudades, outros que felizmente nunca mais vi sem pena nenhuma. Muitos papéis, fotografias, objectos, calhamaços e livros mais ou menos úteis, para além de bastantes histórias para contar ou relembrar.

Do que tenho mais saudades hoje em dia é do tempo que tantas vezes parecia nunca mais acabar. Hoje em dia, tenho muito menos vezes essa sensação; claro que quando a tenho, valorizo-a e procuro que perdure, ao contrário do que geralmente acontecia na altura. Também tenho saudades da atitude de despreocupação genuína (não confundir com desleixo), que procuro manter, mas que é sempre tão pressionada e restringida pelos prazos, pelas obrigações, pelo que implicam os incumprimentos destes e o modo como todas estas questões de atitude influenciam a forma como somos vistos pelos outros, algo que no mundo laboral tem relativa importância. Há que ter mais atenção ao equilíbrio das coisas.

Não sei bem qual a conclusão a tirar disto tudo. As saudades são mesmo assim, algo inexplicáveis. Isto já me passa.

Nota: Este é o post número 401! Não que isso queira dizer alguma coisa em especial, mas calhou reparar :)

11 comentários:

Rosa disse...

Compreendo-te. Comigo, que já passou assim aquele tempo todo que tu referes como necessário às "maiores" saudades, sinto falta, essencialmente, de quando passar às disciplinas era a minha única preocupação e responsabilidade.

MicasMariana disse...

Sabes do que sinto mesmo falta? De não ter de me questionar sobre o que ia fazer a seguir, a seguir a um ano vinha outro, a seguir a uma cadeira vinha outra, férias em Agosto, Natal em Dezembro e assim se ia. Agora a vida é mais empolgante e cheia...mas dá muito mais trabalho:D

Ana disse...

Como eu te compreendo minha amiga!! Tenho saudades de tantas coisas...até daquilo que me parece mais improvável!!
É a nostalgia e o gosto pela recordação tão tipicamente nosso!

Margarida disse...

agora é engraçado :) sei que senti um enorme vazio no dia em que acabei a oral da última cadeira. o único pensamento que tive foi "amanhã já não preciso voltar cá, e agora o que faço?", apesar de já estar a trabalhar há algum tempo.
mas ainda hoje sinto a falta daquela confusão, de andar a correr de um lado para o outro, das reuniões em casa dos colegas com o intuito de estudar e acabarmos sempre a cozinhar, a falar de outras coisas quaisquer. pego muitas vezes no traje, na capa, nas fitas. e há os amigos que ficaram. talvez as amizades mais sólidas que fiz ao longo da vida.

obrigada izzolda, por me teres feito recordar, uma vez mais, um dos períodos mais bonitos na vida de um estudante. não só o final desse período, mas, essencialmente, o todo que se viveu e as lições que se levam para a vida.

um grande beijinho*

Periférico disse...

Todos os tempos têm a sua beleza e como diz a canção "recordar é viver"!

Gosto de recordar esses tempos, mas saudades só das borgas e daquela sensação de ter tempo para tudo! Dos exames por exemplo não tenho saudades nenhumas! lol

Beijos

Parrot disse...

Izzolda,

Adorei este teu post....e de repente estava a passar imagens dessa época.
Recordo as noites, a camaradagem, os pequenos almoços, jantares...recordo-me numa noite na tenda nos jardins do palácio…em que chovia dentro da tenda…..
LOL
Saudades….

Beijo

Mae Frenética disse...

Por acaso fui dar hoje ao cortejo e senti isso tudo q dizes...

joaninha disse...

Ai, ai, ai ai.... Era tão bom...

Mia disse...

Que saudades da minha vida de estudante sem ser trabalhadora!
:)

Mónica Lice disse...

Dei por mim ontem a pensar no mesmo ao ver o telejornal!:)

teresa.com disse...

e minha experiencia academica foi um fiasco! Assumi que estava la para estudar e desliguei-me de tudo o resto. Tive um primeiro ano dificil.. odeio a Praxe e os exageros e por isso declarei-me anti-praxe! Fui a primeira e foi um escandalo... a partir dai estive por minha conta, mas la me sai bem! De facto nao tenho saudades da Faculdade como instituicao mas tenho saudades de mim como estudante!... enfim, experiencias diferentes!