10/05/2006

Das formalidades

Há poucas coisas que odeio mais neste mundo do que as formalidades desnecessárias. Como poderão também já ter reparado anteriormente, odeio também os maus cheiros, a areia nos sapatos e o ruído de sacos plásticos, as pessoas cronicamente mal-dispostas, as falhas da tecnologia, os ruídos incomodativos, o trânsito, as gaivotas, a uva-passa, a falta de espaço e os encontrões, a chila, as pessoas que dizem bom dia com cara de tacho, blá blá blá. Em suma, toda essa panóplia quase infinita de coisas que nos dedicamos afincadamente a odiar.

Algumas formalidades são aceitáveis, implícitas e necessárias, porque indicam cortesia e boas maneiras; podem até ser consideradas hábitos de boa educação e não formalidades propriamente ditas.
Vem isto a propósito não de situações formais, mas de amigos e relações supostamente informais. É que se eu não gosto de formalidades, muito menos gosto delas quando são adoptadas por amigos. Mas tudo bem, até tento compreender que haja pessoas que sintam necessidade dessas formalidades. O que não compreendo é que exijam que elas sejam retribuídas ou compensadas de qualquer forma (!!). E que esperem que as formalidades condicionem uma relação de amizade. Porque para mim, só lhe vão retirar a espontaneidade e até - em casos mais graves - o significado. É pena. Porque a balança da amizade se equilibra quase sempre sozinha, sem interferências, quando há a tal da espontaneidade e da aceitação dos outros como são. Sem cobranças.

4 comentários:

Mónica Lice disse...

De facto, não há paciência para amigos formais...:)

Ana disse...

Começo a pensar que se são formais...é porque não são amigos! E, se sentem essa necessidade de formalidade, não conhecem os amigos a quem as praticam ou impõem...numa amizade essas coisas não existem!!

joaninha disse...

Formalidade numa amizade? Que estranho! Não conheço!

Anónimo disse...

Só posso dizer que tens razão, de facto. A amizade implica espontaneidade, até mesmo descontracção... as formalidades vão contra tudo isto!

Saudações