30/05/2006

Dos elogios



Todos gostamos de ser elogiados, seja pelo que for e por mais que não o admitamos. Nada melhor que um elogio – sincero, não gratuito! – para nos alimentar o ego e a auto-estima, os níveis de confiança ou simplesmente para nos ficarmos a sentir (ainda que ligeiramente) melhor connosco próprios e com os nossos actos.

No entanto, verificam-se as reacções mais díspares nas pessoas que ouvem elogios: algumas negam educadamente que o elogio seja merecido, outras ficam envergonhadas e cor de tomate e sem palavras; algumas sentem-se lisonjeadas e agradecem, outras aceitam com relutância e agradecem na mesma. Algumas pessoas recusam veementemente os elogios e até os refutam; pessoas há que parecem ficar ofendidas com os elogios, como se eles fossem um atentado ao real valor de alguém. Outras, pelo contrário, ficam excessivamente confiantes e interpretam os elogios como uma subida a um pedestal do qual parecem pensar que nunca vão descer. Sim, é incrível como a forma como as pessoas ouvem e aceitam (ou não) os elogios diz muito do seu carácter!

Os elogios podem ser perigosos se a pessoa visada os tomar como garantidos. E também não devemos trabalhar ou agir para ouvir elogios; para nós, deve ser suficiente cumprirmos os nossos deveres ou fazermos as coisas tal como achamos que devem ser feitas em consciência.

Não defendo que façamos todos elogios a torto e a direito. Mas acho que um elogio merecido nunca deve ser calado (acho que já deixei de dizer alguns e depois fico sempre a achar que os devia ter dito). Nem recusado assim sem mais nem menos. Portanto, elogiem e deixem-se elogiar na conta certa :)

10 comentários:

Periférico disse...

Ou seja em linguagem culinária:

elogiem q.b. ;-)

Beijos

MicasMariana disse...

Concordo!!!
Nunca se cala um elogio, o ego do outro agradece e a nossa quota parte de boa disposição também. Pensem bem antes de declinar um elogio, se fosse uma crítica acreditávamos na hora e ficávamos semanas a pensar nisso, um elogio merece o mesmo tipo de atenção!!

Mónica Lice disse...

Actualmente há uma espécie de pudor em se fazer elogios!
Não podia estar mais de acordo contigo! Elogiar faz bem! A que elogia, e a quem recebe!:)

Lídia Amorim disse...

eu cá tenho para mim que quando nos elogiam o que a educação nos manda fazer é agradecer com um sorriso e ripostar com outro elogio. caso a pessoa não mereça elogios devemos tentar mudar de assunto e puxar um outro que agrade a pessoa que nos elogiou.. enfim ensinaram-me assim que posso fazer?? ontem disseram-me que estava com um optimo aspecto e eu agradeci claro.. nao sou convencida, mas os elogios devem ser aceites, tal como, as criticas! jokitas gostei dos teus erros ortográficos..eheh visita-me*

Filipe Gil disse...

Fiiiiiiifuiiiiu (assobio), ena, ena, belo blogue!

Brincadeira, é um elogio ao blogue! ;)

teresa.com disse...

aqui vai o meu!
acho o teu blog excelente e cada vez mais acho-te a ti boa pessoa :)
e agora, como reages?... eheh, beijinho grande e ja agora, eu elogio-me muito a mim mesma, pq uma palmadinha nas costas pode ser dada a qualquer momento que achemos que merecemos!!

fee disse...

Em Portugal parece que as pessoas levam a mal serem elogiadas, porque devem pensar que não merecem! por isso é que somos um país de pessimismo e negativismo!
se todos dissessemos um elogio sentido a uma pessoa todos os dias, o nosso país ia andar muito mais sorridente!
E da minha parte aqui vai um: gosto de te ler, tens piada:)
beijinhos**
P.S e também fiquei contente por ver que me visitaste:)podes visitar-me mais vezes, és sempre bem-vinda!

Margarida disse...

ooohhhh ao ler o post lembrei-me de tecer enormes elogios a ti, num comentário. mas há quem se tenha lembrado disso também ;) é sinal que é uma menina muito querida por todos nós :))) és uma boa menina, e muito ponderada (cooisa rara nos dias d'hoje)

e, apesar de não te conhecer pessoalmente, gosto muito de ti :)

beijinho terno

Rita Maria disse...

Exacto! Eis uma verdade quesó me ocorreu já andava eu no oitavo ano...mas é tão simples, não é?

Mae Frenética disse...

Pois eu gosto mto deste blog! :))