17/05/2006

O costume que já não é costume

Ainda não vos tinha contado que o senhor que me costuma atender no meu novo café habitual tem cerca de quarenta anos, cabelo branco, ar bonacheirão e sorriso fácil.

E já vos tinha contado que não desgosto da preguiça que o "costume" permite.

Ora este senhor já sabe o que eu costumo tomar de manhã. Podia perguntar simplesmente se era o costume. Mas não. A expressão varia entre o mesmo, o habitual, o de sempre, o de todos os dias, entre outras variações que ele parece ir arranjando com a maior das facilidades, todos os dias. E realmente, porquê utilizar sempre as mesmas palavras quando temos tantas à disposição...

Vem isto a propósito de que ultimamente, ando a dedicar-me a tentar descobrir o nome do senhor sem lho perguntar directamente. Mas está difícil! Alguém conhece um senhor parecido e/ou tem sugestões? :)

6 comentários:

Ana disse...

Podes sempre perguntar-lhe "Por acaso não se chama XXXX ou tem um irmão com esse nome? É que a minha vizinha tem um primo que tem um amigo tão parecido consigo!!!!" :P
Uma maneira perfeitamente subtil e prática de obter a informação, não achas?

Mas, sim..saber o nome dessas pessoas simpáticas é sempre fixe! Podermos dirigir-nos a elas by name é muito mais carinhoso!!!

Entretanto vou pensando, pode ser que me lembre de outra maneira igualmente prática e subtil :)

Anónimo disse...

Bem... Pode ser o meu pai, o meu tio, o meu ex-tio, o meu vizinho do lado ou, se tiver barba, o meu vizinho da frente.

Apraz-me dizer que o "Breve" chegou e Os Arquivos Sturu reabriram. Está convidada, assim como todos os seus ávidos leitores, a aparecerem lá no tasco. Não há leite e bolachas, mas um tinto de Borba e uns enchidos de Estremoz arranjam-se.

. disse...

Chama-se... António! O que achas, tem cara de Tó? Podias abrir um concurso para acertarmos o nome do senhor ;)))

Rita Maria disse...

Tens de ficar muito tempo a ouvir muito caladinha, o que dizem os clientes mais habituais que tu!

joaninha disse...

Talvez as pessoas atrás do balcão o chamem. Tens que prestar atenção.

Folha de Chá disse...

Pergunta-lhe, que de certeza que ele não leva a mal. :)