16/01/2006

Contactabilidade: essa grande utopia humana*



Com todas as novas tecnologias de comunicação disponíveis, cada vez devíamos estar mais acessíveis e contactáveis. Num mundo com cada vez mais ligações sem fios, seria de esperar que as informações circulassem cada vez mais depressa e que rapidamente pudessem ser partilhadas, sempre que quiséssemos e precisássemos. Via telemóvel, por exemplo (que faz hoje parte do conjunto de dispositivos que desperta maior número de relações de amor/ódio).

Não.

Muitas das pessoas que queremos/precisamos de contactar, geralmente:

- têm o telemóvel (ou vários telemóveis) sem bateria, por motivos que variam entre o esquecimento genuíno e o pensamento “isto ainda aguenta”;
- esqueceram-se de um ou vários telemóveis em casa ou no fundo da piscina ou noutro sítio qualquer;
- não têm rede;
- têm um problema raríssimo na central de mensagens e não recebem nada [a tempo];
- têm todos estes problemas em simultâneo;
- têm qualquer outro motivo [que muitas vezes, soa a estapafúrdio] para não estarem contactáveis.


Sim, eu sei, tudo isto acontece de vez em quando a toda a gente, a tecnologia falha e errar é humano e se as vacas voassem é que tudo seria realmente mau. Mas haja paciência para todos estes problemas se forem crónicos. É que pôr sempre as culpas na tecnologia não resolve tudo. Isto porque muitas das vezes, a tecnologia depende de nós próprios.

*Exemplo que despoletou este post e que se repete muitas vezes:
- Bom dia! Recebeste a minha mensagem há bocado?
- Não, porque [chorrilho de desculpas ridículas].

21 comentários:

Rita Maria disse...

A verdade é que estar sempre contactável é uma ideia sem graça nenhuma...

izzolda disse...

Rita, pois, sempre, sempre, não digo; mas pelo menos algumas vezes? Não era pedir assim tanto :)

Ana, mais outra comum...o "não ouvi" dava um filme :) Assim como os problemas das definições (estava em silêncio, não tocou, etc. etc.)

Margarida disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Margarida disse...

assino por baixo! :)

beijos e votos de um bom dia

Margarida disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Margarida disse...

esta treta triplicou o meu comentário.

maldita tecnologia! ;)

Unknown disse...

olha, costumo nao atender telefones e nao respnder a mensagens. detesto a ideia de ter a obrigação da contactabilidade. ha uma ano abandonei o telemovel, mas devido ao trabalho, tive de voltar a ter.

se alguem me telefona e nao tou pa atender, nao atendo. se me perguntam porque nao atendi ouvem algo do genero:

"tens alguma coisa a ver com isso?? nao me apeteceu!"

Poor disse...

Parece-me que a falha não é a ausência de comunicabilidade, o inventar desculpas é que é irritante. leste a minha mensagem?não. ponto final. Uma vez alguém me disse que os telemóveis eram trelas electrónicas, e sinceramente, tinha toda a razão. Se pudesse não tinha!

Folha de Chá disse...

Muitas vezes, 'não estou nem aí' para o telemóvel. Especialmente se for dia de trabalho e se tenho um telefone fixo directo ali ao lado. Mas, no final do dia, revejo mensagens e chamadas, claro. :)

izzolda disse...

Margarida, um óptimo dia para ti também! E a tecnologia tem destas coisas, falhas genuínas ;)

Ivan, haja pelo menos sinceridade e não desculpas fatelas...

Amie, na mouche! Mais vale ser sincero. Quanto a serem trelas electrónicas, só se deixarmos :)

Folhinha, pois, nem sempre queremos estar contactáveis a toda a hora e momento...o problema, para mim, são mesmo as desculpas. Porquê complicar as coisas com um sem-fim de historietas? :)

Pedro Soares Lourenço disse...

...eu gosto memso é do novo template...;)

Parrot disse...

Penso é que estamos mal habituados. Em último recurso podemos sempre recorrer a sinais....de fumo, por exemplo. Não deixa de ser uma forma de comunicação
:)))))

Boa Semana
Beijo

Ana disse...

Também há sempre a desculpa do "ai e tal li, mas 'tou sem saldo e não te pude responder!!! Até tentei ir carregar, mas o multibanco 'tava fora de serviço e o seguinte não tinha papel para imprimir o recibo e..." - aqui, ou muito antes, é a parte em que já deixaste de ouvir...

Miguel disse...

Izzolda: Vim aqui deixar-te um recado apenas porque nao me atendeste o telemovel: Quando me leres, telefona, por favor! ;-)

izzolda disse...

pedro, obrigada :)

Parrot, pois, estamos mal habituados *E* perdemos depressa a paciência toda quando não conseguimos falar com quem queremos, nisso concordo!

Nocas: essa também é uma das do costume! Por mais que as desculpas até sejam verdadeiras ou credíveis, o problema é a recorrência.

Miguel, tio: ah, desculpa, deixei o telemóvel no WC e entretanto caiu à sanita e o meu PC crashou e tive de ir ali num instante comprar um croissant para a minha colega e fiquei com enxaqueca e...vivam as desculpas mirabolantes!

fernando lucas disse...

em tempos o Andy Warhol disse " In the future everyone will be famous for fifteen minutes."
nos dias de hoje houve um futurologista(que não sei o nome) que escreveu " In the future everyone will have fifteen minutes of privacy."

lilla mig disse...

I know perfectly what you mean... Pode ser muito irritante!

MIN disse...

Eu desligo cada vez mais vezes. É um alívio!

fernando lucas disse...

há aquela vontade de entrar no campeonato mundial do lançamento do telemovel.

CS disse...

"Contactável", não sei por quê, soa-me cada vez a uma palavra institucional. E eu não tenho grande simpatia por instituições...

. disse...

Estás a ler o High Fidelity? Adorei ;)))