17/01/2006

Uma por todas



O pressuposto de que todas as mulheres, sem excepção, são azelhas ao volante, já vem de há muito tempo. E raro será o espécime masculino que nunca, jamais, em tempo algum mandou a sua boca foleira ou a sua piadinha fácil. Simplesmente para ofender, ou porque é um preconceito instituído e qualquer machão empedernido tem de o referir, ou com o objectivo de despertar a ira de uma condutora, ou por utilizar a piada mais à mão. E quando digo “piada”, não incluo aqui uma das frases mais batidas deste mundo, a celebérrima rima “mulher ao volante, perigo constante”, à qual se segue, no máximo, um sorriso mais do que amarelo e nunca uma gargalhada sincera ou aquele sorriso solidário de “essa piada até é gira”.
Se ainda por cima, o espécime masculino trabalha numa oficina, é quase indispensável que a questão venha à baila, nem que seja com um simples:

Consegue tirar o carro?

dito com um tom mais ou menos sarcástico e eventualmente acompanhado de um esgar de troça ou mesmo de piedade. Isto quando a porta da oficina está em frente ao carro e tem cerca de 15 metros de largura, sem obstáculos visíveis e com espaço e altura suficientes para passarem três camiões TIR, duas retro-escavadoras e um cão de grande porte. Para acentuar o tom discriminatório, podem ainda explicar o problema do carro recorrendo: a) a termos extremamente técnicos que quase ninguém percebe; ou b) falando muito lentamente e muito alto como se o ouvinte não fosse português.

A conclusão a que pretendo chegar não é nada transcendente nem visionária.
Só que acho que a azelhice toca a todos, mais cedo ou mais tarde. E que acharmo-nos campeões da estrada não faz de nós melhores condutores. E era isso.

17 comentários:

MIN disse...

Consegue tirar o carro? Eu respondia logo,Não Consigo, se não se importa..por favor, faça de meu motorista por uns tempos!

Anónimo disse...

E mai nada!
Assinado: uma mulher que também anda ao volante.

fernando lucas disse...

bem... quando mais puto do que sou hoje eu fazia pior.
quando passava um carro de escola de condução com uma rapariga ao volante, saltava para o primeiro poste de luz na rua ficando abraçado a um metro do chão gritando em pânico para o carro... mais giro é que elas acabavam por começar a rir.

fernando lucas disse...

p.s. talvez por isso só tirei a carta aos 30.

t-shelf disse...

clap clap clap e reclap.

Unknown disse...

ehehehehheheheh!

é por essas e por outras que fui ver como era um camião por baixo. mas não e dei ao trabalho de sair do carro.

Sukie disse...

Já me fizeram imensos comentários desses, e eu regozijo-me sempre de mostrar que os ditos comentários não se aplicam. O pior é quando no fim dizem "Nada mal para uma mulher" ou "Nem parece ser mulher". Grrr.

Anónimo disse...

oh... ainda nao tenho carta! portanto, nao dou palpites.

;)

. disse...

"Consegue tirar o carro?" é especialmente irritante! grrrr

;)

Poor disse...

eu dizia logo que não.ele que o tirasse!

fernando lucas disse...

a mulher não brinca aos pópós na sua juventude, nem conduz carros num 48 spectrum, por isso achamos que não têm treino para tal acção.
e nós não andamos com bonecas na nossa infância, nem mudamos as suas fraldas, nem brincamos às cozinhas... estão a perceber?



...declarei a minha sentença de morte... glup!

fernando lucas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
izzolda disse...

manualdedeus: não, não estamos a perceber. Podes explicar em pormenor? :P E sim, acabaste de arranjar lenha para te queimares!
Para além disso, nada te garante que as mulheres não brincam aos popós nem jogam spectrum.

Anónimo disse...

ora, modéstia à parte mas sou melhor condutora que muitos gajos por aí. faxfavore de considerar apoiadíssimo este post! tenho dito! :P

Ana disse...

E mai nada!!!! Eu como não sou gd fã da condução não opino muito..lol!! Mas, até eu, consigo conduzir melhor que alguns seres que aí andam!!!!
E...se me perguntassem se conseguia tirar o carro: "Vamos continuar sem saber! Tira-o tu e..já agora, também o podes conduzir e estacionar de novo!" LOL

Folha de Chá disse...

E era isso e era muito bem. :) As mulheres são muito mais cautelosas e causam menos acidentes por excesso de velocidade. Não será isso razão suficiente para ponderara esses «ditos» já tão fora de moda? :)

Terry_Henry disse...

Assunto cabeludo... e ainda por cima eu sou careca! :-P
Ora bem... já tive mais complexos e já mandei mais bocas, mas realmente admito que há boas condutoras e péssimos condutores...
Ultimamente, a "boca" mais comum quando vejo algumas mulheres ao volante é.... bora fazer 1 concurso para saberem qual é a boca que eu mais digo?.... Não...
Ok....
Amuei