21/10/2005

Matemática da minha vida II: a tabuada

O pesadelo da criançada, um dos mais temíveis empreendimentos do nosso cérebro subutilizado é decorar a tabuada.

Mas porque é que algo que nem é assim tão difícil tem de ter um nome tão catastroficamente pouco apelativo?! Tabuada vem de tábua; a tábua de que nos lembramos imediatamente é a de madeira. E por analogia morfológica, tabuada é semelhante a porrada, pancada, estalada, chapada. Coisas que normalmente, o comum dos mortais não quererá experienciar.

Quando ainda por cima, não saber a tabuada é sinónimo de reguada (ou era, nos meus tempos de escola...há décadas e décadas atrás, quando o uso da máquina de calcular era proibido!), estão a ver aonde quero chegar. Termos de aprender a tabuada, uma das grandes bases do cálculo matemático, por recearmos a violência não me parece um bom método nem uma publicidade muito convincente à ciência. Por mais teorias que se possam avançar sobre a importância da activação dos chakras (através da reguada), enquanto a coisa tiver este nome, a ideia não é vendável. Tanto que já foi ultrapassada.

Apesar destas considerações, tive de chegar a uma conclusão perturbante. A pressão da reguada, o receio das sequelas do acto faziam com que eu contasse desesperadamente com as mãos por baixo da mesa, sempre que a professora fazia aqueles inquéritos aleatórios, contava tão depressa e ficava tão nervosa e fazia tantas analogias e ginásticas numéricas que acabava...por acertar. E o certo é que acabei por decorar a dita cuja.

Ainda hoje sei a tabuada.

9 comentários:

Poor disse...

tás a ver, tás a ver...:D
bom fim de semana menina!

Periférico disse...

1X1=1
2X2=4
3X3=9
4X4=16
5X5=25
6X6=36
7X7=49
8X8=64
9X9=81
10X10=100

Parece que também ainda me lembro ;-)

Beijos e bom fim-de-semana

PR disse...

oh no. not me.

Ana disse...

Agora que falas nisso...A minha prof também fazia esses questionários aleatórios..e era 1 stress!! Mãos e dedos para que vos quero (senão...mãos e dedos com reguada, sim, também sou desse tempo!).
Depois havia aquela cantilena, todos numa só voz, afinadinhos :)
E, com ou sem stress, com ou sem dedos, com ou sem reguadas, também a sei!!

Patsy Dear disse...

a minha professora primária era uma querida tão grande que nós só para a ver feliz sabíamos a tabuada de trás para a frente e tudo!

que bom falares nisto, 'zolda, tenho muito boas recordações da minha primária. até fico emocionada de saudades quando me lembro... :)

Unknown disse...

o mais engraçado, é que no fundo, não saber a tabuada, não saber fazer operações aritméticas simples de cabeça, não quer dizer nada de nada... os melhores matemáticos e físicos não sabiam o valor de 3x7 nem 66:3...

acima de tudo, o raciocínio é importante!!!

acho que sou bom a matemática, mas nunca souber a tabuada... era preciso decorar, e isso já não consigo fazer..

bjs

Freddy disse...

Pois...Claro q este post me vai obrigar a confessar que sempre fui uma fraude a matemática pois nunca soube dividir por mais de um algarismo...Obrigado pela vergonha pública, amiga transmontana...
Mas ainda sei a tabuada todinha!!!

Anónimo disse...

Obrigada bandinho. É bom poder ter mais alguém a confirmar que os "amantes da Matemática" não têm, ao contrário do que se pensa, de ser grandes craques no cálculo mental!
A grande utilidade de saber a tabuada de cor é, acima de tudo, poupança de tempo - o que em termos práticos pode ser bastante vantajoso, mas não é, de todo, fundamental para se ser um bom matemático!

izzolda disse...

Eu só falei na tabuada como "uma das grandes bases do cálculo", pessoal! Para além disso, nada sei ;)