25/10/2005

A vingança serve-se fria?

Vingarmo-nos de certas coisas, por mais insignificantes que possam parecer, e mesmo quando a vingança é instintiva, involuntária até, e não premeditada - será esta uma necessidade do ser humano?

Teremos todos um lado mais ou menos maquiavélico que não nos deixa passar certas coisas em branco? Ou alguém é capaz de afirmar que nunca seria capaz de se vingar?

Não me refiro a grandes vinganças engendradas ao pormenor, maléficas ou com propósitos destrutivos. Refiro-me àquelas vingançazinhas, que às vezes podem parecer insignificantes, mas que - e aqui confesso-me eu primeiro - nos sabem tão bem.

Ainda melhor se involuntariamente, as vinganças acontecem sem que ninguém as provoque. Simplesmente por obra do acaso (?) universal. Quanto a mim, estas são as melhores castas de vingança.

Serão as vinganças uma espécie de dispositivo de equilíbrio do universo?

Nota: não se preocupem com esta febre de perguntas relativamente retóricas.
Passa já. Vou só ali resolver umas questões pendentes e já venho ;)

14 comentários:

Rita Maria disse...

E depois contas?Sim, sim, sim?

izzolda disse...

Acho que as questões pendentes ainda se vão resolver sozinhas...neste caso nem se podem considerar vingança, mas sim justiça. [Riso maquiavélico ;)]

Unknown disse...

eu sou vingativo. nao de uma forma normal.. as vezes a melhor vingança é, perante quem nos quis lixar, fingir que nada se passou... reduz o outro a uma dimensao tao pequena.. "o que tu possas fazer nem me incomoda"..

sabe tao bem, gozar os outros dessa forma!

mas tb acredito, nao em justiça divina, mas que a vida vai encarregar-se de vingar o que eu nao viguei.

até agora tem sido assim!

bjs

Sukie disse...

Não sou vingativa porque ultimamente não se têm metido comigo ;) ando numa de atitude zen. No entanto já fizeram, e descobri que infelizmente, so vingativa. E é quando estamos muito zangados que percebemos a força incontrolável que existe dentro de nós...

Patsy Dear disse...

acho que a vingança é mais um problema de ego. eu que o diga!

Rita Maria disse...

Claro que a vingança e uma questao de ego!
Eu uma vez, tinha ai 16, apaixonei-me por um rapaz que no fundo andava so a seduzir-me com ideias bonitas para me levar para a cama (o que eu odeio, e mesmo machista isso, se me tivesse proposto sexo por sexo logo ao principio provavelmente teria melhor destino). E a forma como descobri foi o mais destruidora-de-egos possivel, logo seduzi tambem o rapaz de volta e nao lhe liguei nenhuma depois. Quando deixei de lhe prestar atençao, devia estar pronto para o casamento. Pena. Azar.

PS:Ha mais infantil que isto?

Poor disse...

cá a mim algumas sabem bem, mas sinceramente, a maior parte das vinganças entedia-me!Acho que sou muito preguiçosa para ser vingativa!:)

izzolda disse...

Nota da autora: as questões pendentes resolveram-se. Sozinhas. Mas eu estar a assistir à lei da acção-reacção já foi vingança suficiente ;)

fernando lucas disse...

a vingança só serve para depois de ter estado de "rastos", uma pessoa poder dar a volta por cima...
tipo "olho por olho, dente por dente" é bíblico.

Ana disse...

Não me considero uma pessoa vingativa, mas...que há coisinhas que sabem bem de ser ver, lá isso....Não planeio o que vou fazer, prefiro as que, como tu dizes Izzolda, acontecem naturalmente :P
E aí, sabe bem estar do outro lado e poder soltar um boa gargalhada (ou um simples risinho maléfico!eheheheh)

Patsy Dear disse...

recuso-me a dar desprezo. é importante que as pessoas que nos fazem mal, saberem disso. quando me vinguei (aconteceu 2 vezes na minha vida) na realidade estava a dar uma lição de vida a outrém. no fundo, sou uma alma caridosa... :P

CLIK disse...

é a thanatos...:)
bjs sempre bom passar aqui....

Rit@ disse...

Eu sou tão preguiçosa que nunca me consigo vingar de ninguém: dá demasiado trabalho pensar e arquitectar o esquema. Mas uma coisa te digo: na eventualidade de algo menos bom acontecer a alguem da minha lista negra, não consigo evitar um sorriso malicioso que, por pudor, escondo e não partilho com ninguém.
Sou uma má pessoa, é verdade! Mas no fundo, quem é que não é?
Lá diz a minha avó: Quem não se sente, não é de boa gente!

MIN disse...

Não me vingo, as a vida vinga-se por mim! ;o)