19/10/2005

Matemática da minha vida: noves fora, nada, ou tudo



Hoje ia escrever sobre matemática. Sobre como a matemática une, separa, retira, pluraliza, sistematiza, simplifica, comprova e nega.
A matemática faz tudo ou fazemos tudo com ela.

Depois lembrei-me que a matemática nunca foi o meu forte.

Então decidi não escrever sobre matemática. E cheguei à conclusão de que já não me lembro como se faz a prova dos nove, para depois começar a achar que todos temos um dispositivo de prova dos nove integrado. Gostamos de comprovar.

Afinal, não é preciso saber muito de matemática para ela estar sempre connosco.

8 comentários:

Poor disse...

tb não sou grande espingarda a matemática...:)

Periférico disse...

Vocês mulheres não precisam de prova dos 9 matemática pois têm a vossa infalível intuição feminina ;-)


Beijos

Unknown disse...

matemática está presente em tudo. é a linguagem de tudo que não fala, não diz. para além da arte, é o que nos distingue dos animaizinhos.... é música, é vinho, é cor, tudo pode ser representado de uma forma abstracta... é o melhor instrumento do mundo!!!

bjs

Sukie disse...

A matemática é a base do meu trabalho, vai-me perseguir para o resto da vida ;) Na realidade sou dos bichos raros que sempre gostou de matemática :)

teresa.com disse...

eheh, eu nunca aprendi a prova dos nova!! Querem pior do que isto?... Não admira que tenha ido para letras!

Ana disse...

Eu confesso...matemática nunca foi o meu forte, mas também nunca me esforcei muito para que fosse (guilty again!)
A prova dos 9 já lá vai...(noves fora nada!!!), equações, derivadas, probanilidades... :/
Ficou a regra de três simples e às vezes bem jeitinho dá!

Patrícia disse...

Concordo que todos temos um 'dispositivo de prova dos nove integrado'! :)

rukia disse...

É das imagens mais nítidas nesta cabeça avoaçada - a minha avó na venda, com aquelas folhas de papel pardo e uma bic recessa que estava sempre a falhar. E eu a comer uma goma de formato moranguês, a aprender a fazer a prova dos nove. :)