21/02/2006

Da falta de percebas


Todos temos falta de percebas de vez em quando; há dias em que não compreendemos à primeira nem à segunda, só à terceira e com recurso a desenhos detalhados ou técnicas avançadas de explanação. Mas há aquelas pessoas com falta de percebas crónica a roçar o nível doentio. Ou seja, permanente. Aquelas capazes de levar ao desespero total qualquer interlocutor. E pior: algumas dessas pessoas estão connosco (quase) todos os dias. E nunca, nunca ou muito raramente percebem as coisas à primeira. Ou à segunda. Ou à terceira. Ou à décima quinta vez.

Eu até me considero uma pessoa paciente, dentro dos limites do razoável (OK, admito que às vezes perco a paciência por pouco; acontece!). Mas depois de explicar a mesma coisa 10 vezes no mesmo dia – e não estou a exagerar – de forma clara e recorrendo a conceitos bastante explícitos, há fortes hipóteses de me tornar violenta. Não no sentido físico da coisa, porque disso acho que sou incapaz. Mas a irritação é algo que disfarço muito mal. O tom de voz não engana (nem o meu, nem o que quase ninguém irritado, convenha-se). Portanto, qualquer pessoa com ouvidinhos em bom estado consegue perceber quando o melhor que tem a fazer é estar calada. Ou assim o esperamos. Mas não.

As percebas deviam poder comprar-se ao quilo!

11 comentários:

Poor disse...

gostava de fazer este comentário por desenhos!:)

izzolda disse...

Amie, espero que seja só pelo gosto ao desenho e não por achares que tenho falta de percebas! LOL :)

MIN disse...

Não percebi nada!
(estava a brincar, não te irrites!!!)
bj.

Anónimo disse...

mas afinal, isto tudo era sobre o quê? se explicares SÓ mais uma vez... eu juro que percebo, tá? :))

Folha de Chá disse...

Normalmente, essas pessoas que precisam de 1.000 repetições, também não percebem lá muito as irnonias. ;)

MicasMariana disse...

Como eu te entendo! Como concordo!
Valha-nos Sta Engrácia :D !! "A genste na somos burras, a gente sermos distraídas"!

izzolda disse...

Nuno, partir do princípio de que não as vamos perceber é meio caminho andado para...não percebermos mesmo. Mas aqui, não é disso que se trata, de perceber nesse sentido de compreensão. É mesmo das percebas de que precisamos todos os dias!

Periférico disse...

É a chamada perguiça intelectual!
Compreendo bem essa tua irritação, especialemte quando se percebe ao fim da 10ª explicação que o interlecutor iluminado percebeu tudo ao contrário!;-)

Beijos

Rita Maria disse...

Lol, eu conhecia um rapaz assim, e o pior é que acumulava: nao só era o rapaz mais burrinho que conheci, como de longe (mas de longe!) o mais feio...

Unknown disse...

explica-me como se eu fosse muito burro...

Anónimo disse...

Atopei a foto dese letreiro na rede por un acaso e, aínda que sospeitaba, non comprendía de todo, porque pensei que era español e tiña pouco xeito. Pesquisei daquela sobre o tema, e xa vin que era portugués. Ahhhhh!!! E que pra os españois sería máis ben “percibas” o verbo (e “percebes” o bicho, claro).
At last, I understood. jajajajaj
Bicos - beijos